segunda-feira, 25/11/2024
InícioGeralVôo 1907: pilotos dizem que PF quer achar "bode expiatório"

Vôo 1907: pilotos dizem que PF quer achar “bode expiatório”

Controladores de tráfego aéreo de todo o país e representantes de entidades ligadas à aviação civil criticaram esta tarde a decisão da Polícia Federal de indiciar os pilotos do jato Legacy e pelo menos três dos 13 profissionais envolvidos no monitoramento da aeronave no deslocamento entre São José dos Campos e Manaus. O presidente do Sindicato Nacional dos Pilotos da Aviação Civil (Sinpac), Hugo Stringhini, avalia que o indiciamento dos pilotos americanos, assim como a indicação de culpa dos controladores, serve como “cortina de fumaça” para desviar o foco sobre os problemas estruturais do sistema e achar um bode expiatório.

“É uma tentativa de se encontrar um bode expiatório para uma situação que vem se agravando desde 2001. Todos nós sabemos que, em acidente aeronáutico, culpa sempre cai no piloto ou no controlador. Se deu pane em todos os geradores do avião, é a culpa do piloto porque ele não soube conduzir adequadamente os procedimentos de emergência. A mesma coisa acontece com o controlador.”

O delegado Ramon da Silva Almeida, que substitui Renato Sayão Dias, deverá concluir hoje o inquérito que apura a responsabilidade sobre o acidente ocorrido no dia 29 de setembro e que ocasionou a morte de 154 pessoas. Segundo a PF, o inquérito policial deverá ser remetido à Justiça Federal de Sinop (MT) com pedido de novo prazo para prosseguimento nas investigações.

“O sistema de controle de tráfego aéreo no Brasil já está falido e não é de hoje. Eles (Polícia Federal) querem achar um bode expiatório”, disse um controlador.

Nota divulgada pela Associação Brasileira de Controladores de Tráfego Aéreo (ABCTA) no site da entidade informa que a “associação espera que a sociedade civil e os órgãos da Justiça brasileira estejam atentos e que a culpa não caia em cima dos “mordomos”.

Clique AQUI, entre na comunidade de WhatsApp do Altnotícias e receba notícias em tempo real. Siga-nos nas nossas redes sociais!
Parmenas Alt
Parmenas Alt
A estrada é longa e o tempo é curto. Não deixe de fazer nada que queira, mas tenha responsabilidade e maturidade para arcar com as consequências destas ações.
RELATED ARTICLES

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Digite seu nome aqui

Mais Visitadas

Comentários Recentes