A organização do 22º Seminário de Educação [SemiEdu 2015] da Universidade Federal de Mato Grosso [UFMT] divulgou o resultado parcial das avaliações dos trabalhos que foram inscritos para serem apresentados. Foram submetidos 858 trabalhos, entre pôsteres, comunicações orais e artigos, dos quais 694 foram selecionados. Os trabalhos aprovados com ressalvas serão reavaliados, e o resultado final sairá no dia 1º de outubro.
As inscrições para o evento – agora sem a possibilidade de submissão de artigos – continuarão abertas até o dia 31 de outubro para pesquisadores, estudantes de graduação e pós-graduação, professores do ensino superior, das redes estaduais e municipais de ensino, demais profissionais da Educação e outros interessados, sem a submissão de trabalhos.
A coordenação avalia que o número de inscrições [próximo a três mil] e o interesse crescente em participar do evento demonstram a escolha acertada pelo tema [Educação e seus sentidos no mundo digital], alinhado à necessidade de colocar em pauta assuntos pertinentes para a Educação no contexto atual. “O Seminário tem como objetivo discutir as novas práticas educativas e culturais presentes no cotidiano e atravessadas pelo mundo digital, bem como os sentidos que permeiam o ato de educar e seus agentes”, explicam os professores Kátia Alonso e Cristiano Maciel, responsáveis pela coordenação geral.
O grande diferencial do SemiEdu é ser um evento que, a cada ano, é organizado por um dos grupos de pesquisa ligados ao Programa de Pós-Graduação em Educação da UFMT. “Isso possibilita a rotatividade, diversidade e abrangência de temas, sempre atuais. Este ano, em especial, nossa proposta é lançar um olhar mais cuidadoso sobre o que se tem produzido no âmbito escolar, considerando a denominada cultura digital e os reflexos e influências sobre o ato educativo dessas práticas”, complementam os professores Vinícius Carvalho e Taciana Sambrano, ambos da coordenação científica.
O tema deste ano é “Educação e seus sentidos no mundo digital” e contará com três conferências magnas, sendo duas com convidados internacionais; cinco mesas-redondas, com 16 participantes da UFMT e de diversas outras instituições de ensino superior; apresentação em 19 Grupos de Trabalho [GTs]; realização de 32 minicursos práticos e teóricos; lançamento de livros; e atividades culturais. O evento contará com apoio financeiro da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Mato Grosso [Fapemat].
A programação completa pode ser conferida aqui.
Histórico
Realizado desde 1992, o Seminário de Educação da UFMT faz parte das atividades acadêmico-científicas do Programa de Pós-Graduação em Educação [PPGE] e do Instituto de Educação [IE]. A cada ano, um grupo de pesquisa responde pela organização do seminário. Em 2015, essa tarefa é do Laboratório de Estudos sobre Tecnologia da Informação e Comunicação na Educação [LêTece] e do Núcleo de Educação Aberta e à Distância [NEAD].