Marcando um ano para a abertura dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016, os Correios lançam nesta quinta-feira (6), a segunda emissão especial “Série Modalidades Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016”. A folha é composta por 20 selos que retratam nove esportes Olímpicos e um Paralímpico: boxe, canoagem, esgrima, futebol, golfe, handebol, taekwondo, tênis de mesa, triatlo e judô paralímpico.
Esta é a segunda emissão da série. A primeira, lançada em março deste ano, destacou os seguintes esportes: basquete, rúgbi, levantamento de peso, remo, esportes aquáticos, tiro com arco, ciclismo, badminton, luta livre e atletismo paralímpico.
Formando um painel que destaca a identidade visual dos Jogos Rio 2016, a folha com os selos foi concebida por meio de técnicas digitais e tradicionais pelo designer gráfico e ilustrador José Carlos Braga e tem como foco os atletas em ação, destacando os movimentos mais característicos de cada esporte. A tiragem é de 2,4 milhões de selos a R$ 1,40 cada.
As marcas Olímpica e Paralímpica conferem aos selos postais o status de produtos oficiais dos Jogos, o que valoriza as peças filatélicas, cuja função é levar para a posteridade os registros desse evento de alcance mundial que será realizado no Brasil.
As peças podem ser adquiridas nas agências dos Correios, na loja virtual (www.correios.com.br/correiosonline) e na Central de Vendas a Distância(centralvendas@correios.com.br). Até a realização dos Jogos, os Correios irão lançar mais uma emissão especial sobre o tema.
Operadores Logísticos
Além de patrocinadores, os Correios também são os operadores logísticos oficiais dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016, quando ficarão encarregados pelos serviços de armazenagem, distribuição e toda montagem da estrutura das instalações. A empresa venceu um processo seletivo que contou com a participação de gigantes multinacionais de logística.
Empresa 100% brasileira, os Correios repetem a experiência bem sucedida da operação logística dos Jogos Pan Americanos de 2007 do Rio de Janeiro, quando ficaram responsáveis pelas atividades de logística — foi a primeira vez no mundo em que um operador postal realizou uma atividade deste tipo para o evento.
Esporte
Há mais de 20 anos os Correios patrocinam o esporte brasileiro — hoje, são patrocinadores oficiais das modalidades olímpicas Esportes Aquáticos, Tênis e Handebol. Por meio desses patrocínios, os Correios fomentam o crescimento do esporte brasileiro, apoiando o desenvolvimento dos atletas de ponta e mantendo escolinhas que atendem milhares de crianças e adolescentes.
Além disso, os Correios também são patrocinadores do Time Brasil e participam do Plano Brasil Medalhas — maior programa esportivo do mundo de patrocínio individual, lançado em 2012 pelo Ministério do Esporte, com objetivo de classificar o Brasil entre os dez primeiros colocados nos Jogos Olímpicos e entre os cinco primeiros dos Jogos Paralímpicos do Rio de Janeiro.