Três dos quatro técnicos das seleções nacionais de futebol da Grã-Bretanha declararam nesta terça-feira apoio à formação de uma equipe única para os Jogos Olímpicos de Londres, em 2012.
Inglaterra, Escócia, País de Gales e Irlanda do Norte competem como seleções separadas em Copas do Mundo e Eurocopas, e não disputam uma eliminatória para Olimpíada como equipe unificada desde 1972.
Em entrevista coletiva nesta terça-feira, os três técnicos das equipes nacionais disseram que desejam uma mudança, o que tem apoio também do presidente da Fifa, Joseph Blatter.
“Este é um conceito muito interessante”, disse o treinador da Inglaterra, Steve McClaren. “Penso em representar a Grã-Bretanha na Olimpíada e penso que isso beneficiaria os Jogos, o país e as equipes britânicas. Tudo estaria a favor.”
O escocês Walter Smith acrescentou: “Vocês podem ver problemas envolvidos, mas acho que é uma boa idéia. Se você é um atleta de qualquer modalidade, futebol ou qualquer outra, representar a Grã-Bretanha na Olimpíada seria algo que todo mundo gostaria de fazer.”
O técnico de Gales, John Toshack, foi a única voz contrária. “Está um pouco distante de nós. Sempre me considerei galês, mesmo que seja chamado de técnico britânico.”