Hoje é dia de conferir o segundo lote de restituição do Imposto de Renda. A Receita Federal libera a partir das 9h a consulta. Ao todo, segundo o Fisco, fazem parte do lote 1.459.161 contribuintes. Somadas, as restituições chegam a R$ 2,348 bilhões.
O lote de restituição do IR é multiexercício, ou seja, inclui os o período entre 2008 e 2014.
Clique aqui e veja se você está no segundo lote da restituição
Além de consultar o site da Receita (receita.fazenda.gov.br) o contribuindo pode ligar para o Receitafone 146 ou se cadastrar e receber um aviso por SMS. O depósito só deve ser feito na quarta-feira (15). O segundo lote será corigido pela taxa básica de juros, a Selic, em 3,06% (maio de 2015 a julho de 2015).
Leia mais: Fazenda de Alckmin faz "pedalada fiscal" com crédito de Nota Paulista
Inflação chega a 8,89% em 12 meses, maior índice desde 2003
Na consulta à página do Fisco, serviço e-CAC, é possível acessar o extrato da declaração e ver se há inconsistências de dados identificadas pelo processamento. Nesta hipótese, o contribuinte pode avaliar as inconsistências e fazer a autorregularização, mediante entrega de declaração retificadora.
Leia também: Curiosidades do IR: leão foi escolhido porque é manso, mas não é bobo
A Receita disponibiliza, ainda, aplicativo para tablets e smartphones que facilita consulta às declarações do IRPF e situação cadastral no CPF. Com ele será possível consultar diretamente nas bases da Receita Federal informações sobre liberação das restituições do IRPF e a situação cadastral de uma inscrição no CPF.
Se o valor da restituição não for depositado, o contribuinte poderá procurar qualquer agência do BB ou ligar para a Central de Atendimento por meio do telefone 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (telefone especial exclusivo para deficientes auditivos) e agendar o crédito em conta corrente ou poupança, em seu nome, em qualquer banco.
IG=SP