A implantação do projeto piloto para os trabalhos voltados a realização de uma força-tarefa junto a Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), para as análises dos processos de manejo florestal protocolados até o dia 31 de março deste ano junto àsecretaria é muito comemorado pelo Sindicato dos Madeireiros do Extremo Norte de Mato Grosso (Simenorte).
O vice governador de Mato Grosso, Carlos Fávaro, esteve acompanhado da secretária da Sema, Ana Luiza Peterlini e dos deputados estaduais, Dilmar Dal Bosco, Pedro Satélite e Nininho, fazendo o lançamento de implantação doescritório da descentralização.
Alta Floresta é a primeira cidade da região norte do estado a trazer a desconcentração da Sema. Para o presidente do Simenorte, Frank Rogieri, esta ação desencadeada pelo Governo do Estado, através da Sema, irá trazer agilidades na liberação dos processos de licenciamentos, manejos florestais e outros de suma importância para a classe de base florestal e produtores da região.
De acordo com Rogieri, esta é uma grande conquista do setor da região norte do estado de Mato Grosso, que, através doSimenorte, vinha batalhando desde o início de 2015 para que isso acontecesse.
Para o presidente, o melhor atendimento será um “resgate da identidade” do empresário florestal e, o que faltar para a concretização da mudança, o Simenorte, em parceria com a Sema, irá sanar. “Atualmente são mais de 300 projetos na Sema à espera de análise e liberação. Com a descentralização, será realizada força-tarefa para zerar estes passivos”, destaca.
A agilidade do processo de liberação do manejo auxilia a economia do município a angariar lucro, geração de empregos. Com isso, trabalhando de forma correta com o meio ambiente, a cidade começa a ter um desenvolvimento muito maior.