Uma sessão especial para inauguração oficial da Rádio Assembleia (89,5 FM) será realizada nesta terça (23), às 9h, no Plenário das Deliberações Renê Barbour, da Assembleia Legislativa. A transmissão da solenidade será feita ao vivo pela emissora, que é a primeira do país a integrar a rede legislativa, numa parceria com a Rádio Câmara de Brasília.
Estarão presentes ao evento que será presidido pelo deputado Guilherme Maluf, o secretário de Comunicação da Câmara Federal, deputado Cleber Verde (PRB-MA), o diretor Executivo da Secretaria de Comunicação da Câmara, Sérgio Chacon, a coordenadora da Rede Legislativa de Rádio e TV da Câmara dos Deputados, Evelin Maciel, o presidente da Associação Brasileira de TVs e Rádios Legislativas (Astral), Sérgio Luiz Figueiredo, e o assessor de comunicação da TV Câmara, Rildo Ben Hur.
De acordo com o gerente da Rádio Assembleia, Jaime Neto, a emissora está desde o dia 2 de junho operando em caráter experimental com horários de programação local para toda a baixada cuiabana. Às segundas-feiras, das 8h30 às 13h, às terças-feiras, das 8h30 às 12h, e às sextas-feiras, das 13h às 16h, e todos os dias das 6h às 6h30.
“Neste mês, também fizemos a primeira transmissão ao vivo de uma audiência pública no interior de Mato Grosso. Ainda há possibilidade de termos programação local aos finais de semana”, afirmou o gerente.
Além das coberturas das atividades parlamentares, a programação será diversificada, com programas como o “Assembleia Entrevista”, “Fala Deputado”, e “Sons de Mato Grosso”, que irá ao ar por 30 minutos sempre às segundas-feiras, com músicos e cantores que terão a oportunidade de apresentar a sua vida artística. “A Rádio tem esse viés cultural, um espaço para valorização dos artistas da terra”, ratificou Jaime.
Para o secretário de Comunicação do Parlamento de Mato Grosso, jornalista Eduardo Ricci, a Rádio Assembleia é uma nova ferramenta da comunicação pública, que facilitará a troca de informações entre o poder público e a sociedade, trabalhando a perspectiva de prestação de serviço, com foco no cidadão, para melhor atender os interesses da sociedade.
“Isso acontecerá na medida em que oportunizamos informações sobre as atividades legislativas, juntamente com esse viés de prestação de serviço à sociedade, com uma programação informativa, musical e cultural”, declarou Ricci.
A equipe conta com 12 profissionais de comunicação entre radialistas e jornalistas e mais sete técnicos. Para a gerente de Marketing da Secom, Cidinha Aguiar, radialista da equipe, a rádio esta com uma programação dinâmica e atual.
“Já estamos gravando diversas entrevistas e programas e a ideia é tratar dos assuntos em pauta da Casa e ao mesmo tempo abrir um espaço para interagir com o ouvinte”.
PARCERIA – A Rádio Assembleia na frequência 89,5 FM, integra um projeto pioneiro no Brasil. Trata-se da primeira operação da Rede Legislativa de Rádio, uma parceria da Câmara Federal em Brasília com Assembleias Legislativas e Câmaras Municipais.
Em março deste ano, o presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha e o presidente da Assembleia, deputado Guilherme Maluf, assinaram um termo de cooperação técnica entre a Câmara dos Deputados e o Poder Legislativo de Mato Grosso para implantação da Rádio Assembleia. Pelo acordo, os equipamentos de transmissão foram licitados e doados pela Câmara dos Deputados em um investimento de mais de R$ 1 milhão.
Para a transmissão do sinal da Rádio Assembleia foram cedidos um transmissor de 10.000 Watts, antena, receptor, moduladores, entre outros. Em contrapartida, a Assembleia Legislativa de Mato Grosso forneceu a torre de transmissão, estúdios, profissionais da área técnica e jornalistas e equipamentos para inserção de programação local.