Para celebrar o aniversário de 296 anos de Cuiabá, o grupo ‘Sonata das Mãos’, que interpreta a Linguagem Brasileira de Sinais (Libras), participará, neste sábado (11/03), às 16h, do evento ‘Arte e Cultura na Mandioca’, realizado na Casa Silva Freire. Esta é a primeira apresentação do grupo em 2015, que terá a participação de 50 alunos das unidades do Sesiescola de Cuiabá e Várzea Grande.
Além das músicas que serão interpretadas, o grupo também fará homenagem ao poeta que dá nome ao local, Benedito Sant’Ana da Silva Freire, ao recitar um de seus poemas, ‘Presente’. De acordo com a coordenadora regional de Educação e Cultura do Serviço Social da Indústria (Sesi-MT), Cíntia Silva, a apresentação que comemora o aniversário da capital e faz homenagem ao poeta é um momento importante de inclusão cultural e de aprimoramento da linguagem de sinais.
“Nas aulas dinâmicas, com exercícios de expressões faciais e corporais, por meio de interpretações musicais, diálogos e teatro, os alunos já trabalham a autoconfiança e consequentemente, a memorização dos sinais. O uso da música sensibiliza, motiva e faz o aprendizado ser prazeroso. Além de tudo isso, conseguimos promover a socialização entre o surdo e o ouvinte, ao transmitir a cultura, e ainda o exercício da cidadania tendo uma contribuição pessoal e ativa nesta sociedade”, conclui.
‘Arte e Cultura na Mandioca’
O minicircuito, promovido pela ação coletiva entre a Casa Silva Freire, Bendito Mercado e o Gran Bazar Pac, inclui literatura, arte, gastronomia, moda e música nestes espaços circunvizinhos. A proposta é compartilhar processos sociais de significação relativos ao Centro Histórico na região da Mandioca na medida em que contribui para a sustentabilidade destes negócios criativos, oportunizando novos espaços de comercialização, circulação e consumo da produção cultural e literária em Cuiabá.
No espaço da Casa Silva Freire as atividades são ligadas à literatura, livro e leitura e comemoram os cinco anos de fundação desta associação. No Bendito Mercado as atividades estão voltadas às artes plásticas, fotografia, artesanato e moda. O espaço pretende ser um elo entre artistas e consumidores de arte. No Gran Bazar Pac as atividades envolvem a gastronomia e a música, além da moda. A proposta deste espaço é ser um lugar aconchegante de encontro e diversão.
O evento conta com o patrocínio cultural da Prefeitura de Cuiabá, através da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer, Dona Maria Comunicação Criativa e Modo de Fazer Produções e com o apoio cultural do Iphan/MT, UFMT representada pelos Grupos de Pesquisas dos Programas de Pós-Graduação em Educação (IE/GPPIN) e em Cultura Contemporânea (ECCO/RG Dicke).