A Prefeitura de Cuiabá participou do lançamento da campanha de combate à dengue, realizada simultaneamente na Capital e em Várzea Grande.
Durante a ação, agentes distribuíram panfletos com orientações, além de demonstrar possíveis criadouros dos mosquitos Aedes Aegypti, transmissor da dengue, e também da febre Chikungunya.
Para o secretário de Saúde de Cuiabá, Ary de Souza Júnior, se cada morador fizer sua parte o resultado será grandioso. “Evitar que este mosquito se prolifere é uma responsabilidade de todos, pois evita dor, sofrimento e doença entre as pessoas. As equipes têm encontrado grandes aliados nos bairros e boa parte da população está fazendo a sua parte e ajudando no combate ao mosquito”, disse.
Na prevenção ao mosquito transmissor da doença, os agentes também atuam casa-a-casa. Em 2014 foram realizadas mais de mil visitas domiciliares. Para este ano, a prefeitura pretende aumentar este número, tanto que nos primeiros três meses já realizou cerca de 305.760 visitas.
Além disso, há um trabalho de monitoramento quinzenal de pontos estratégicos, como cemitérios, borracharias e oficinas. No ano passado foram feitas mais de 12 mil visitas e em 2015, os locais vistoriados já somam 3.259. Onde existam possíveis criadouros é feita e pulverização e tratamento com produtos químicos.
A dengue pode causar febre alta, dor de cabeça, dor atrás dos olhos, dores nas costas e manchas vermelhas no corpo. O doente pode ter febre durante cinco dias e os sintomas podem melhorar em até dez dias. Em alguns casos podem ocorrer hemorragias discretas na boca, na urina ou no nariz.
O projeto acontece por meio de parcerias entre as prefeituras dos municípios, além do Governo de Mato Grosso, Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), UFMT (Universidade Federal de Mato Grosso) e empresas parceiras como a rede de Supermercados Comper.
A cerimônia contou com a presença dos secretários de Saúde de Cuiabá e de Várzea Grande, Ary Soares de Souza Junior e Daoud Abdallah, respectivamente; Beto Pereira, presidente do Grupo Pereira; do vereador por Cuiabá, Renivaldo Nascimento, além da Diretora de Vigilância em Saúde, Silvana Ribeiro e da coordenadora do Centro de Controle de Zoonoses de Cuiabá, Alessandra da Costa Carvalho. Cerca de 250 voluntários participaram desta ação.