sexta-feira, 20/09/2024
InícioCidadeTCE realiza evento em Rôo para estimular controle social

TCE realiza evento em Rôo para estimular controle social

O Tribunal de Contas do Estado lançou oficialmente, em Rondonópolis, programa que pretende estimular os cidadãos a exercer o controle social sobre os recursos públicos. O projeto Consciência Cidadã faz parte do Programa “Conhecendo o Tribunal de Contas” instituído na gestão do presidente José Carlos Novelli.

O evento reuniu representantes da sociedade civil organizada e autoridades de Rondonópolis e região. O presidente Novelli destacou que a atitude de abrir o TCE para o debate e a participação da sociedade significa que hoje existe um Novo Tribunal de Contas, que atua com transparência e com o objetivo institucional de servir como instrumento para o exercício da cidadania.

A ação da atual diretoria do Tribunal, segundo Novelli, está baseada em três eixos fundamentais: fortalecimento do controle externo, orientação e normatização do controle interno e estímulo ao controle social. No mesmo dia um outro evento realizado pelo TCE em Rondonópolis reuniu 140 secretários, técnicos e contadores de 10 cidades da região, num seminário sobre o controle interno e a auditoria informatizada de contas.

A nova postura do Tribunal de Contas foi amplamente elogiada pelos representantes de entidades civis do município e pelo prefeito Adilton Sachetti e pelo presidente da Câmara Mohamed Zaher. Quatro conselheiros do TCE foram ao município: Novelli, Ubiratan Spinelli, Antônio Joaquim e Júlio Campos. O evento do TCE foi incluído na semana de comemoração do aniversário de Rondonópolis, que completará 53 anos de emancipação política no dia 10.

Foram apresentados painéis explicando como funciona o trabalho do Tribunal de Contas, responsável pelo controle externo sobre aproximadamente R$ 10 bilhões de reais anualmente, de recursos do Estado e dos 141 municípios de Mato Grosso. Foram destacados os novos canais de comunicação que o TCE implantou para servir como via de mão dupla entre a instituição e a sociedade. O Tribunal quer dar transparência das informações sobre as contas públicas e ter o cidadão como parceiro na fiscalização da aplicação desses recursos.

Clique AQUI, entre na comunidade de WhatsApp do Altnotícias e receba notícias em tempo real. Siga-nos nas nossas redes sociais!
Parmenas Alt
Parmenas Alt
A estrada é longa e o tempo é curto. Não deixe de fazer nada que queira, mas tenha responsabilidade e maturidade para arcar com as consequências destas ações.
RELATED ARTICLES

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Digite seu nome aqui

8 − 1 =

- Publicidade -

Mais Visitadas

Comentários Recentes