A Controladoria Geral da União (CGU) entregou ontem, à CPI dos Sanguessugas, documentos de auditorias realizadas em 119 municípios de todo o País sobre o uso de verbas do Ministério da Saúde através de convênios com as prefeituras. O material está dividido entre as cidades (77) nas quais já foram encontradas irregularidades nas compras de ambulâncias e aquelas (42) cujas análises ainda estão em andamento.
A documentação foi pedida pelo deputado Antonio Carlos Biscaia (PT-RJ), presidente da CPI. Ele e o relator da comissão, senador Amir Lando (PMDB-RO), se reuniram esta semana com o ministro da CGU, Jorge Hage, para tratar do assunto.
No Rio, foram constatadas irregularidades em nove municípios: Porto Real, Itatiaia, Barra do Piraí, Três Rios, Santa Maria Madalena, São João de Meriti, Mendes, Nova Friburgo e Saquarema. Tanguá, Teresópolis e Volta Redonda estão entre as 42 auditorias ainda em andamento. A CGU já comprovou, porém, a presença de empresas envolvidas na máfia das ambulâncias em compras ou licitações feitas em várias dessas cidades.
As fiscalizações foram feitas a partir de sorteios públicos ao longo dos últimos três anos. Nos próximos dias, a Controladoria enviará também à CPI a análise de mais de três mil prestações de contas de convênios de municípios com o Ministério da Saúde para compra de ambulâncias. Dois auditores foram colocados à disposição dos parlamentares para ajudar nas investigações.