Um dos maiores desafios nos dias atuais para algumas prefeituras é a promoção da inclusão social de maneira sustentável. O desemprego, a ausência de mão de obra qualificada, a falta de infraestrutura básica (física, fiscal e jurídica) para os moradores e empresas são entraves para o crescimento econômico em qualquer cidade.
Capacitação profissional– A população cresce em número e paralelo a isso, crescem as suas necessidades e desejos por produtos e serviços de qualidade, dessa forma para atender tal realidade são necessários profissionais bem preparados para suprir tais expectativas.
Diante de tal desafio será necessária uma ação concreta com o propósito de reduzirem estes impactos negativos. Para tanto, investir em educação é um bom negócio. Oferecer um programa de formação profissional competitivo é uma iniciativa estratégica que garante um novo posicionamento perante a população.
Garantir a oferta de incentivos fiscais – Todo empresário que se compromete com o seu negócio assume simultaneamente algumas grandes obrigações, trabalhistas, fiscais, contábeis, jurídicas e outras. Daí, uma prefeitura visionária e compromissada com as necessidades empregatícias dos cidadãos buscará minimizar alguns encargos destes empreendedores sob a forma de incentivos fiscais.
Em alguns casos, temos exemplos de prefeituras que fazem parcerias com os governos Estadual e Federal no sentido de criar zonas de desoneração tributária, onde são aplicados a ação de impostos zero ou redução da carga tributos e impostos com a finalidade oferecer incentivos fiscais.
Estimular o empreendedorismo nas escolas – Através de ações sistematizadas a Secretaria de Educação do Município deve contribuir para o desenvolvimento do espírito empreendedor dos seus alunos. Fomentar a existência de disciplinas ou ações que despertem, agucem a percepção empreendedora de professores e alunos.
Outras ações, surgem com o intuito de fortalecer e consolidar a cultura empreendedora nas escolas: Criar condições para o que as informações reais sobre o mercado e economia local e regional estejam em sala de aula; Possibilitar amplo intercâmbio de conhecimento entre os empresários, profissionais da cidade e alunos com finalidade exclusiva de maturar o entendimento sobre a realidade local. Entre outros.
Reposicionamento da imagem– Muitos cidadãos que desconhecem o real papel de uma prefeitura. Alguns deles acreditam que ela deve suprir todas as suas necessidades pessoais e familiares. A maioria das pessoas já devem ter ouvido a seguinte expressão: a prefeitura não é vaca leiteira, justamente por este motivo.
Notório saber que esta não é a realidade de todas as cidades, mas há centenas delas no Brasil, em função do baixo índice de desenvolvimento humano e econômico. É urgente a necessidade de rever este conceito ou entendimento geral por parte da população. Redefinir esta compreensão é fator fundamental, a prefeitura deve gerar também condição para o surgimento de novas empresas, emprego, renda e não ser, a condição principal.
Infraestrutura– Será estratégico para o crescimento econômico da cidade, a oferta real de serviços públicos traduzidos numa infraestrutura básica para seus moradores e a atração de futuros investidores empresariais. São iniciativas básicas: Construção de escolas, postos de saúde, vias alternativas, instalação de sinalização, calçamento, iluminação, recuperação do patrimônio público, reforço no saneamento básico e demais aspectos de infraestrutura.
Conclusão:A prefeitura que levar em consideração os aspectos referentes a Capacitação profissional, a Garantia da oferta de incentivos fiscais, os Estímulos ao empreendedorismo nas escolas, o Reposicionamento da imagem deste órgão e a Infraestrutura da cidade, conquistará desenvolvimento local, sairá na liderança regional e ganhará evidência de todas as ordens.
*Autor:Uemerson Florêncio – Empreendedor. Brasileiro, nascido em Salvador-Bahia. Atua com reposicionamento de pessoas, negócios e Desenvolvimento de Cidades. Diretor do Núcleo de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) da Khalifa Business, agência de negócios. Área de concentração acadêmica: Comunicação e marketing pela Universidade Salvador – UNIFACS. Faz estudos de Cultura Árabe com foco para Abu Dhabi e Dubai nos Emirados Árabes Unidos, pesquisa relações internacionais entre países desenvolvidos e faz intercâmbios com países de língua portuguesa na África. florencio@khalifabusiness.com.br/ www.facebook.com/uemerson.florencio