Durante a posse do novo presidente do Sindicato dos Madeireiros de Sorriso (Simas), Flavio Moreira, as autoridades presentes se comprometeram a apoiar o desenvolvimento da atividade do setor de base florestal como também incentivar o crescimento do Sindicato na região. A cerimônia foi realizada no próprio município, no Lana’s Buffet na última sexta-feira (12.12).
O prefeito de Sorriso, Dilceu Rossato (PR) declarou durante a solenidade que o setor já sofreu muita represália e irá apoiar o segmento junto ao governo para criar formas de incentivar essa atividade econômica na região.
“Conhecemos todas as dificuldades que o setor florestal enfrenta para desenvolver sua atividade, hoje é mais fácil derrubar uma floresta ao invés de tirar árvores e continuar com a floresta em pé. Podemos afirmar que os empresários que atuam nesse segmento econômico são os 'heróis da resistência', por sobreviverem com toda burocracia, operações e sem nenhum incentivo”, pontuou o prefeito.
Segundo Rossato o setor florestal e moveleiro continua forte e têm crescido. Diante disso explicou que na região existem indústrias que competem com grandes centros madeireiros. Porém, pela falta de incentivo fiscal, tributário e a grande burocracia acaba perdendo mercado para outros estados. “Acreditamos que o governo possa encontrar uma forma de fazer com que esse setor tenha incentivo de continuar desenvolvendo sua atividade e contribuindo para o crescimento da economia do Estado”.
O vice-prefeito do município e suplente a deputado federal, Ederson Dalmolin (PDT), ressaltou que a meta da gestão desse governo é deixar o Estado mais ágil, que a burocracia não seja um fator atrapalhador. “Vamos acompanhar a nova secretária de Estado de Meio Ambiente, Ana Luiza Peterlini, onde será necessário trabalhar em unidades com os secretários de Estado de Desenvolvimento Econômico e de Fazenda. A equipe de governo é formada por técnicos de cada área e, certamente, farão uma boa gestão”, destacou Dalmolin.
Dalmolin ainda salientou que dará apoio ao crescimento do setor, para isso a prefeitura de Sorriso investirá em capacitação de mão de obra, que, juntamente com o Centro das Indústrias Produtoras e Exportadoras de Madeira do Estado de Mato Grosso (Cipem) e a Fiemt levará instituições importantes na área para realizar essa ação, e que, com isso, poderá incrementar a economia da região trazendo mais alternativas de negócios e também se comprometeu em conseguir um terreno para construção da sede própria do Simas, onde o Sindicato poderá crescer ainda mais.
Representando Geraldo Bento, presidente do Cipem, Álvaro Leite, diretor executivo da entidade, lembrou os desafios que o setor já enfrentou até aqui para continuar desenvolvendo a atividade econômica e agradeceu as autoridades presentes o apoio ao Sindicato Patronal da região.
“A base florestal é um setor produtivo de grande importância para nosso estado na geração de emprego, renda e tributos para o cofre público. Me alegra e tranquiliza em ouvir as declarações das autoridades presentes em apoiar o segmento florestal trazendo cursos para capacitação de mão de obra, podendo assim, incrementar a economia e também a promessa de implantar uma sede própria do Simas, com isso fortalecendo o Sindicato Madeireiro da região” concluiu Leite.