“O Paraguai é viável e entra nos planos de expansão de nossa empresa”. A afirmação é do empresário do segmento metalmecânico de Rondonópolis, Edson Ari Hack, que foi recebido no Palácio do Governo Paraguaio, juntamente com outros três industriais de Mato Grosso, pelo governador do XIII Departamento de Ambambay, Pedro González e sua equipe de governo. Durante a reunião, os empresários mato-grossenses tiveram acesso a informações mais detalhadas e específicas sobre os processos que envolvem os investimentos brasileiros no Paraguai.
“Discutimos como funciona esse sistema no país. No congresso é mais superficial, e conversando com eles nesta reunião, com perguntas mais específicas, conseguimos ter uma ideia mais clara se é viável ou não investir. A presença de todas as autoridades da equipe de governo e os empresários brasileiros que investiram no país e vieram dar seus depoimentos neste encontro, nos transmitiu mais segurança para ir adiante com a ideia de instalarmos uma indústria no Paraguai. As vantagens já conhecemos, então saí da reunião muito mais convencido de que realmente é viável”, comentou Hack.
Ainda de acordo com o industrial rondopolitano, a proposta em abrir uma filial no país é de trazer mais competitividade para seus negócios, complementando sua cadeia produtiva. “Desde quando viemos ao Paraguai na primeira edição do congresso, ano passado, já saí com a ideia de investir no país. Nesta segunda missão, vim para captar informações e ter reuniões mais específicas. Nossa proposta é de instalar uma indústria em Pedro Juan Caballero, fazer parte do processo no país e finalizar a industrialização em Mato Grosso. Assim, conseguiremos trazer benefícios tanto para a filial quanto para a matriz, resultando no fortalecimento dos negócios como um todo. Agora, voltando ao Brasil, vamos nos organizar para colocar a ideia em prática”, enfatizou Hack.
Para o governador, a visita de empresários brasileiros ao país é sempre bem-vinda. “Queremos receber no Paraguai empresas e empresários dignos, para que façamos negócios dessa mesma forma”. Além de Edson Hack, participaram da reunião os empresários de Mato Grosso Ivo Fernandes de Mendonça, industrial do ramo de beneficiamento de arroz, Armando Chaves, do segmento metalomecânico e Plínio Araújo Reis, empresário do ramo de nutrição animal. Eles também participaram do ‘II Congresso Internacional de Promoção a Investidores do Setor Privado no Departamento de Amambay’, em Pedro Juan Caballero, que teve a presença da comitiva da Federação das Indústrias no Estado de Mato Grosso (Fiemt), composta por 40 industriais.