Com muita superação e mostrando o futebol que o credencia ao título nacional, o Cruzeiro derrotou de virada o Grêmio por 2 a 1 nesta quinta-feira em Porto Alegre, pela 35.ª rodada doBrasileirão. O resultado deixa os mineiros praticamente com a taça nas mãos: restando três jogos, o Cruzeiro só precisa vencer um para ser campeão pela segunda vez seguida e quarta vez em sua história. Isso pode acontecer já neste domingo, bastando à equipe ganhar do Goiás, no estádio do Mineirão, em Belo Horizonte.
Com 73 pontos, o Cruzeiro abriu sete de vantagem para o vice-líder São Paulo e são apenas mais nove em disputa. Assim, até perdendo o time mineiro poderá ser campeão se o clube paulista não ganhar o clássico contra o Santos, também no domingo, na Arena Pantanal, em Cuiabá.
Já o Grêmio se complicou um pouco em sua luta por uma vaga na próxima edição da Copa Libertadores. Com 60 pontos, o time gaúcho caiu para a sexta colocação e agora fará um confronto direto contra o Corinthians, domingo, às 19h30, no Itaquerão, em São Paulo. O time paulista está em terceiro lugar, com três pontos a mais.
O Grêmio vinha de uma boa fase, com quatro vitórias consecutivas, e apresentou um bom desempenho no primeiro tempo, iludindo a sua torcida de mais de 40.000 pessoas. Aos 12 minutos, o time da casa abriu o placar. Barcos cruzou para a área, a zaga do Cruzeiro afastou, mas Riveros dominou, avançou e chutou de canhota. O restante da primeira etapa foi dominado pelo time gaúcho, que exigia da defesa mineira e se impunha em campo.
Na volta para o segundo tempo, o Cruzeiro se apresentou reorganizado. Aos poucos, a equipe mineira dava ritmo do jogo, até que aos 19 minutos empatou. Após cobrança de escanteio pela esquerda, Willian chutou de primeira. A bola bateu na defesa e sobrou para Ricardo Goulart, que marcou.
O Grêmio esteve próximo de fazer o segundo aos 25 minutos. Barcos pegou a sobra da zaga dentro da área e mandou uma bomba, mas o goleiro Fábio, em uma grande amostra de reflexo, impediu. Aí o Cruzeiro mostrou como se porta um campeão. Aos 30 minutos, Everton Ribeiro saiu do marcador depois de um arranque no contra-ataque e marcou. "A gente batalhou, conseguimos fazer 1 a 0, mas no segundo tempo deixamos cair um pouco a marcação e isso, no futebol, acontece", disse o lateral-direito gremista Pará, ao fim da partida.
Veja
Com Estadão Conteúdo