A Associação dos Criadores de Suínos de Mato Grosso (Acrismat) se reuniu com a coordenadora de nutrição escolar, da Secretaria Municipal de Educação de Cuiabá, Mônica Rosa da Silva. As instituições firmaram parceria para levar às escolas municipais mais conhecimento, novas receitas e muita informação sobre a carne suína. Serão envolvidas mais de 600 profissionais da área da cozinha e mais de 60 mil crianças durante todo o projeto.
A intenção da Acrismat é que seja feita a inserção da carne suína na mesa dos pequenos consumidores do futuro. Esse trabalho inclui palestras de saudabilidade da carne suína, com nutricionista especialista no assunto, treinamento das técnicas em nutrição escolar e nutricionistas do município e curso de gastronomia com chefs de cozinha renomados. “Além disso, vamos levar às crianças as informações sobre a carne em linguagem direcionada, com gibis e um teatro de fantoche sobre as especificações da carne e formas de preparo”, revela o diretor executivo da Acrismat, Custódio Rodrigues.
A coordenadora de Nutrição Escolar da Secretaria Municipal de Educação revelou que serão mais de 600 técnicas em nutrição escolar beneficiadas com os treinamentos e que receberão a certificação dessa qualificação. A rede municipal já faz uso da carne suína na merenda escolar, somando mais de três mil quilos consumidos por mês, marca que pode até aumentar com as novas receitas que serão apresentadas. “Irão participar dessa iniciativa quase 90 escolas, entre elas municipais e rurais. E ainda serão envolvidas mais de 60 mil crianças nas ações destinadas à elas”, pontua Mônica.
A coordenadora do programa e representante da Acrismat, Karina Querioz, explica que agora começa o trabalho de elaboração do cronograma de execução das atividades, que devem começar no ano que vem. “Vamos iniciar as atividades com a parte teórica, realizando uma palestra sobre a saudabilidade da carne e então partiremos para a formação gastronômica. A Acrismat irá fornecer o local dos cursos, bem como os materiais e o chef de cozinha. Após esse período começaremos a atuar com as crianças”, aponta Karina.
A iniciativa contará também com o apoio da Associação Nacional dos Criadores de Suínos (ABCS), através do Plano Nacional de Desenvolvimento da Suinocultura – PNDS, com o Objetivo de disseminar informação completa e atualizada sobre a carne suína, sob a ótica das ciências médicas no sentido de quebrar paradigmas e preconceitos do produto, propor para a audiência formas de utilização da carne suína no cardápio de uma alimentação saudável e identificar e comparar a composição nutricional deste produto junto a outras carnes.