O prefeito Mauro Mendes sancionou as leis municipais (nº. 5.854 e 5.834) que implantam o piso salarial no valor de R$ 1.014 e criam mais 500 cargos de agentes comunitários de saúde e de combate a endemias. Os servidores receberão o novo salário já na folha de pagamento de setembro.
Com a criação dos cargos, o número de agentes passa a ser de 1.204. Os novos cargos irão prover áreas que ainda estão descobertas e atender unidades de saúde que serão abertas. A contratação será realizada por meio de concurso público. A Secretaria Municipal de Gestão informou que já está em fase de contratação da empresa responsável pela aplicação das provas do concurso.
De acordo com Mauro Mendes, os agentes de combate a endemias fazem um importante trabalho de visita aos moradores de cada bairro, buscando a prevenção de doenças como dengue, leishmaniose e outras. Os agentes comunitários de saúde, por sua vez, acompanham e monitoram pacientes, atuando nos Programas de Saúde da Família (PSFs).
O presidente do Sindicato dos Trabalhadores de Combate a Endemias (Sintrace), Wilson Curtas, comemorou a sanção das leis. “O prefeito atendeu nossas reivindicações de melhoria salarial e ampliação no número de agentes. A implantação do piso salarial atende ainda a regulamentação nacional, que foi publicada em julho deste ano”, explicou.
__________________________________________________________