O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) deve julgar na sessão de hoje (5) os pedidos de impugnação de candidatura que pesam contra o deputado estadual José Riva (PSD), que pleiteia o comando do Palácio Paiaguás nesta eleição.
Conforme o sistema de divulgação das candidaturas do TRE, Riva e o senador Pedro Taques (PDT) ainda aguardam o julgamento de seus pedidos de registro de candidatura. Ambos foram alvos de questionamentos do Ministério Público Eleitoral (MPE) ou de coligações adversárias.
O caso mais emblemático, no entanto, é o do social-democrata, que ainda é questionado individualmente por conta de quatro condenações colegiadas que o enquadrariam na lei da Ficha Limpa.
Na semana passada, a coligação “Amor à Nossa Gente”, que tem o ex-vereador por Cuiabá Lúdio Cabral (PT) como postulante ao governo, teve o registro de candidatura deferido.
O petista foi o segundo candidato majoritário a garantir a participação no pleito de outubro. O primeiro a obter o aval da Corte Eleitoral foi o advogado José Roberto Cavalcante (Psol). Nenhum deles foi alvo de pedidos de impugnação.
A ata de convenção partidária que definiu o petista como candidato ao governo, entretanto, chegou a levantar suspeita do Ministério Público Eleitoral (MPE) devido à suposta indefinição do candidato a vice-governador e dos suplentes de senador.
A desembargadora Maria Helena Póvoas, contudo, destacou em sua decisão que a coligação cumpriu todos os requisitos legais para o início da corrida eleitoral.
Além da majoritária, a coligação proporcional também garantiu o registro dos 69 candidatos a deputados federal e estadual. Todos já contam com deferimento dos Demonstrativos de Regularidade de Atos Partidários (DRAPs).
Corte julga hoje pedidos de impugnação contra José Riva
Diário de Cuiabá
Clique AQUI, entre na comunidade de WhatsApp do Altnotícias e receba notícias em tempo real.
Siga-nos nas nossas redes sociais!