Crianças e adolescentes que participam do Projeto Social “Artes nas Comunidades”, idealizado pela Prefeitura de Cuiabá, realizaram a primeira apresentação na Praça da República e surpreenderam espectadores e coordenadores do projeto.
As atividades atendem a uma solicitação da primeira-dama Virginia Mendes e são desenvolvidas em parceria com a Associação Cultural Cena Onze, nos Centros de Referência de Assistência Social e unidades do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos de Cuiabá.
“Fico muito feliz e orgulhosa de todos, organização e artistas. Ações como esta são uma oportunidade para muitos vislumbrarem um mundo muito melhor, inclusive estas crianças e jovens, em sua maioria, que estão em situação de vulnerabilidade”, destacou Virginia Mendes.
O projeto Artes nas Comunidades oferece oficinas de teatro, dança e música para cerca de 650 crianças e jovens, de 6 a 17 anos, que participam de programas sociais da Prefeitura de Cuiabá, como o Siminina, Projovem e PETI.
O secretário-adjunto de Assistência Social, César Vidotto, reforçou a questão do trabalho de fortalecimento de vínculo familiar para evitar riscos sociais.
“Isso engradece não só a comunidade, como também as crianças assistidas. O projeto Siminina está sendo revitalizado. Logicamente que o que é bem feito, traz resultados, principalmente, para as crianças envolvidas”, pontuou Vidotto.
De acordo com a coordenadora do Projeto Siminina, Rosamaria Carvalho, o sucesso do projeto se deve a todo o trabalho psicossocial desenvolvido com os alunos, a capacitação de técnicos e professores e a reestruturação dos espaços onde são realizadas aulas de teatro, dança, artes e música.
“Estamos satisfeitos com a evolução do projeto. Ver essas crianças hoje se apresentando na praça, com essa tranquilidade, nos faz muito felizes, porque eles incorporam o artista, que muitas vezes almejaram ser um dia. Proporcionar este momento a eles é muito gratificante”, ressaltou Rosamaria.
As gêmeas Ana Paula e Ana Carolina, de oito anos, são exemplo de mudança de vida, comportamento e determinação. Elas participam do Siminina desde 2012.
“Antes eu ficava em casa só vendo televisão. Me sentia gorda e não tinha ânimo para nada. Hoje estou mais alegre e gosto muito de participar do projeto”, disse Ana Paula.
Para Ana Carolina, o projeto a ajudou na questão da interação. “Aprendemos coisas novas todos os dias. Fizemos novos amigos e somos mais calmas”, afirmou.
As apresentações do projeto Artes nas Comunidades seguem até o dia 28 de junho em diversos pontos da capital.
Secom-Cuiabá