Estão abertas as inscrições para mesário voluntário das eleições 2014, em Mato Grosso, de acordo com o Tribunal Regional do Estado (TRE-MT). Os interessados em trabalhar deverão se cadastrar pelo site do tribunal. Quase 25 mil mesário deverão participar do pleito eleitoral.
Poderão se inscrever todos os eleitores que estiverem em situação regular perante à Justiça Eleitoral. Os voluntários trabalharão preferencialmente no local e na seção em que votam. Para se inscrever, o eleitor deverá informar o número do título. Outros dados como filiação e data de nascimento também serão aceitos para iniciar a inscrição. Em seguida, deverá preencher outros dados, como o endereço completo para que a Justiça possa enviar a carta ou o mandado de convocação.
Entre os benefícios para os voluntários estão a folga de dois dias do trabalho para cada dia convocado pela Justiça Eleitoral, desempate em concursos públicos e reconhecimento como atividade extracurricular aos universitários das instituições parceiras, contabilizando em dobra as horas certificadas. Além disso quem trabalhar ganhará certidão a serviço da Justiça e auxílio-alimentação no dia da eleição.Não poderão se inscrever os eleitores menores de 18 anos, candidatos e parentes, até o segundo grau, os membros de diretórios de partidos políticos caso exerçam função executiva, as autoridades e agentes policiais, bem como os funcionários no desempenho de cargos de confiança do Executivo e os que pertencerem ao serviço eleitoral.
Este ano o TRE-MT assinou termo de cooperação com as seguintes instituições de ensino: Universidade de Cuiabá (Unic), Universidade Federal do Estado de Mato Grosso (UFMT), Faculdade de Cuiabá (Fauc) e Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT). O acordo trará benefícios para os alunos, que receberão certificados de hora-aula pelos trabalhos prestados como mesário voluntário. Outra parceria firmada pelo Tribunal foi com a Secretaria Municipal de Educação de Cuiabá para captação de professores e demais profissionais da rede de ensino.
G1-MT