Com o intuito de levar todo tipo de assistência à população que reside às margens do rio que atravessa a região de Santo Antônio de Leverger a Poconé, a Defensoria Pública do Estado, sob Djalma Sabo Mendes Júnior, lança, na próxima sexta-feira (21), a sétima edição do Projeto Ribeirinho Cidadão. O evento será às 8h, em Barão de Melgaço.
O projeto será dividido em duas partes. Na primeira etapa, Defensores, Médicos, Juízes, Promotor de Justiça, Dentista, bem como outros profissionais aptos a solucionar questões sociais, irão navegar, por 10 dias, as águas que banham as comunidades entre Barão de Melgaço e Poconé. Já na segunda parte, que terá início em seis de março, o atendimento será prestado à região de Santo Antônio de Leverger.
Para o Defensor-Geral não há dúvidas que este projeto atende aos anseios da população, cumprindo uma das premissas desta gestão da Defensoria: levar a Instituição ao encontro da sociedade. “Estamos convictos de que a Defensoria Pública está cumprindo o papel de levar os serviços jurídicos, bem como cidadania, aos assistidos”.
De acordo com o Defensor Público Air Praeiro, desde o lançamento do projeto houve uma evolução dos serviços prestados a população, com base nas necessidades das comunidades. “Em 2006 eu estava designado em Santo Antônio de Leverger e percebi que a população que residia rio a baixo não vinha à comarca dirimir conflitos jurídicos, pois não tinha condições e assim surgiu o Ribeirinho. No segundo ano, no entanto, percebi que as comunidades não precisavam apenas da Justiça e convidei profissionais da área da saúde. Hoje o Ribeirinho é um projeto de acesso à cidadania”.
Assim, com o aumento da oferta de serviços, também cresceu o número de atendimentos, que saltou de 580 pessoas beneficiadas em 2008, primeiro ano de realização, para 4.625 no ano passado.
Neste ano o projeto conta com o apoio do Tribunal de Justiça de Mato Grosso, Assembleia Legislativa, Tribunal Regional do Trabalho, Tribunal Regional Eleitoral, Ministério Público, Secretaria Estadual de Segurança Pública, de Saúde e de Meio Ambiente, Juizado do Meio Ambiente, Banco do Brasil, da Prefeitura de Barão de Melgaço e de médicos voluntários. As Prefeituras de Santo Antônio e Poconé oficiaram Djalma Sabo Mendes informando que não participarão do evento deste ano.
Roteiro de atendimento
Parte fluvial
21.02
8h – Solenidade de abertura dos trabalhos na sede da Prefeitura Municipal de Barão de Melgaço.
10h às 18h – Atendimento em Barão de Melgaço, compreendendo as Comunidades de Praia dos Bois e Volta do Poço
22.02
8h às 12h – Atendimento em Barão de Melgaço
12h30 – Deslocamento para Estirão Comprido
14h às 19h – Atendimento em Estirão Comprido, compreendendo as Comunidades de Porto São João, Porto Brandão e Flechas
23.02
8h às 12h – Atendimento na Comunidade de Cuiabá Mirim compreendendo as Comunidades de Conchas, Porto Emiliano e Curutuba
24.02
8h às 18h – Atendimento em São Pedro de Joselândia, compreendendo as Comunidades de Retiro São Bento, Pimenteira, lagoa do Algodão, Porto da Fazenda, Correr d’água, Porto do Limoeiro e São Pedro
25.02
8h às 12h – Atendimento em São Miguel, compreendendo as Comunidades de Fazenda Botucatu, Echú e Saladeiro
26.02
9h às 17h – Atendimento no Posto de Saúde Tito Apoitia, compreendendo as Comunidades de Engesa, Tripoloni, Dona Rica, Trese e Arara Azul
27.02
Deslocamento para Porto Cercado e Poconé
28.02
8h às 18h – Atendimento em Poconé
01.03
8h00 às 12h – Atendimento em Poconé
Parte Terrestre
06.03
9h às 18h – Atendimento na comunidade de Sangradouro, abrangendo as Comunidades de Garimpo do Jatobá, Lambari, Ribeirão da Estiva, Lajes, e Vila dos Mendes
07.03
8h às 18h – Atendimento em Agrovila de Palmeiras
08.03
10h às 17h – Atendimento nos Assentamento Pontal do Gloria e Santana do Taquaral
09.03
8h às 17h – Deslocamento para Reserva Indígena Gomes Carneiro
10.03
8h às 16h – Atendimento na Reserva Indígena Gomes Carneiro