Em Mato Grosso os números do Produto Interno Bruto (PIB), de 2010 para 2011, nas mesorregiões Norte e Nordeste do estado, tiveram um crescimento de 19% e 16%, respectivamente. As evoluções acompanham os aumentos anuais consecutivos nos índices de produção de soja que nas duas regiões tiveram aumento de 5% de 2010 para 2011, e subiram 9% e 14% nos anos seguintes.
A mesorregião Norte reúne municípios como Sapezal, Sorriso e Nova Mutum que concentram, individualmente, produções de soja bem acima de um milhão de toneladas por safra. Esses municípios também apresentaram um superávit, em 2011, maior que 25 milhões, aliado a um IDHM de classificação alta, entre 0,7 e 0,79.
O crescimento do PIB nessas mesorregiões produtoras de soja de Mato Grosso só fica atrás de mesorregiões brasileiras onde há exploração de áreas de pré-sal. Os dados de PIB foram publicados em mapa interativo no blog o Estadão Dados e mostram a variação por mesorregião brasileira de 2010 a 2011, com valores atualizados pela inflação.
Superávit – Em outro mapa publicado também no Blog Estadão Dados, dentre os 12 municípios mais eficientes de Mato Grosso, 11 têm na produção de grãos a principal atividade econômica, concentrado superávits maiores que R$ 25 milhões, são eles: Sorriso, Primavera do Leste, Sapezal, Lucas do Rio Verde, Nova Mutum, Alto Taquari, Campo Novo dos Parecis, Itiquira, Campos de Júlio, Campo Verde e Querência. Juntos, esses 11 municípios, somam um superávit de mais de R$ 780 milhões, cultivando mais de 3 (três) milhões de hectares com soja e produzindo 9,7 milhões de toneladas de soja na safra 12/13.