Após mobilização dos produtores rurais do núcleo da Aprosoja, em Sapezal, a prefeitura do município firmou um termo de cooperação com o governo do estado para recuperar parte da MT-235, trecho que liga Campo Novo do Parecis à Sapezal. 300 toneladas de massa asfáltica serão enviadas para realização da operação tapa buracos.
Por se tratar de uma rodovia estadual, a prefeitura não possuía autorização legal para realizar obras no local, tampouco recursos necessários para o serviço. A parceria entre as esferas municipal e estadual foi intermediada pelo Movimento Pró-Logística, após solicitação da comunidade.
De acordo com o produtor rural e delegado coordenador da Aprosoja, em Sapezal, Diego Dal’Maso, diante do fluxo intenso de veículos e da situação intransitável da rodovia, foi necessário buscar ajuda. “A nossa situação está muito crítica, os buracos tomaram conta da pista. De prontidão a equipe do Movimento Pró-logística levou nosso caso à SEPTU (Secretaria de Estado de Transportes e pavimentação Urbana).”
O diretor executivo do Movimento, Edeon Vaz Ferreira, explicou que devido à urgência da situação, não haveria tempo hábil para realização de processo licitatório. “O estado não possui contrato de trabalho com nenhuma empresa da região, o que impossibilitaria o atendimento imediato da demanda. Em contrapartida, a secretaria disponibilizou o material necessário para o serviço”, destacou.
No final do mês de janeiro, a prefeitura assinou com o governo do estado o termo de cooperação. O material já está disponível, e cabe ao executivo municipal o transporte do produto bem como a mão de obra necessária para a operação tapa buracos, nos 105 km do trecho da MT-235. As obras devem começar nos próximos dias.