A Arena Pantanal será inaugurada no dia 16 de fevereiro, com um quadrangular entre os principais times mato-grossenses, para um público máximo de 15 mil pessoas. As informações foram divulgadas pelo secretário da Secopa-MT, Maurício Guimarães, em entrevista ao GloboEsporte.com/mt. A data oficial foge da previsão inicial de abertura do estádio, anteriormente previsto para a primeira quinzena de janeiro. A Secopa-MT alega obra complexa e falta de mão de obra, como justificativas para o atraso.
As equipes que irão entrar em campo pela primeira vez no novo 'Verdão', como era conhecido o estádio, ainda não foram definidas, mas Mixto, Cuiabá e Luverdense estão praticamente certos no duelo. Apenas as arquibancadas inferiores dos quatro setores serão liberadas para o público, com capacidade de 15 mil torcedores.
– Neste primeiro jogo teremos um teste, e vamos limitar a entrada dos torcedores. Por prudência temos que trabalhar com um número reduzido. Estamos estudando como faremos com o ingresso, se será pago com um preço simbólico ou com doação de alimentos – disse Maurício.
Em março, um amistoso com dois times nacionais será o primeiro jogo com capacidade máxima do estádio, que é de 44 mil torcedores. Até a Copa do Mundo, a Secopa-MT pretende realizar quatro eventos , incluindo um show.
– É algo gradativo. Temos um check-list enorme em dias de jogos e, neste quadrangular que irá inaugurar o estádio já estaremos colocando tudo em prática.
Ainda de acordo com o secretário, os jogos do Campeonato Mato-grossense que envolvem os times participantes, serão adiados.
– Conversamos com a Federação Mato-grossense de Futebol, e ela aceitou mexer na tabela. Será um evento que irá começar à tarde e vai até a noite. Vamos testar muita coisa, como telão e iluminação.
Obras
Prevista para ficar pronta em dezembro de 2013, a Arena Pantanal fecha o ano com pouco mais de 90% das obras concluídas. As principais frentes de trabalho são entorno, acabamento, cobertura e gramado, que foi plantado no início de dezembro. As primeiras cadeiras devem ser instaladas na primeira semana de janeiro. Orçada em R$ 570 milhões, o estádio mato-grossense irá receber quatro jogos na Copa do Mundo.
Multas
Segundo a Secopa-MT, a empresa Mendes Júnior já pagou as multas previstas em contrato, pelo atraso na entrega das obras. Sem revelar valores, mas citando que não é 'nada de milhões', a Secopa-MT informou que a empresa tem, em contrato, até o dia 31 de janeiro para concluir o estádio, tendo mais 15 dias para os retoques finais.
G1-MT