utor da lei estadual nº 9.940, que instituiu a política estadual do livro em julho deste ano, o deputado estadual José Riva (PSD) visitou a Feira do Livro organizada pela secretaria de Estado de Cultura. A feira que começou na quarta-feira (20) e se estenderá até sábado no Shoping Pantanal, oferece ao público o acesso à produção de diversos autores mato-grossenses e o contato direto com os escritores através do lançamento de livros e visitas aos stands. A programação contempla ainda apresentações de teatro, música, dança e poesia.
“O poder público precisa estimular a leitura, torná-la efetivamente um hábito entre as crianças e jovens brasileiros que ainda lêem pouco. Nesse sentido é muito oportuna a iniciativa da secretária Janete e sua equipe em realizar esta feira que estimula a obtenção de conhecimento através da leitura e ainda valoriza o trabalho dos escritores e das editoras locais", disse o deputado.
Riva ressaltou que a feira e a legislação sobre a política estadual do livro vem ao encontro da necessidade de criar e fortalecer os mecanismos públicos de incentivo à leitura e à produção literária.
"O gestor público, no Executivo ou no Legislativo, deve estar atento a estas necessidades e a Secretaria de Cultura está no caminho certo estimulando os autores regionais e as editoras mato-grossenses. Mato Grosso tem uma tradição literária forte, teve grandes escritores no passado e tem nomes expressivos no presente. Esta produção deve ser acessível a todos e eventos assim contribuem para atingir este objetivo”, destacou.
Durante a visita, o deputado prestigiou o lançamento do livro do juiz federal Julier Sebastião da Silva, intitulado Direito Penal e Meio Ambiente – Um estudo do contexto internacional, com ênfase no caso britânico e brasileiro. A publicação, baseada na dissertação de mestrado que fez na Universidade de Portsmouth (Reino Unido), analisa a evolução das legislações ambientais no contexto do Direito Internacional.
O magistrado disse que seu livro pretende contribuir para fortalecer o conhecimento sobre direito ambiental, fazendo contraponto com as convenções internacionais. E elogiou a determinação da secretaria de Cultura em valorizar os autores regionais. "Estamos aproveitando este momento de valorização da produção literária de Mato Grosso e a oportunidade oferecida pela Secretaria de Cultura de apresentar este trabalho à comunidade", disse Julier Sebastião.
José Riva destacou a importância da obra para que o cidadão mato-grossense e brasileiro possa conhecer o que se faz em outros países. "A existência humana depende da convivência harmônica com o meio ambiente, conciliando desenvolvimento com preservação. A Assembleia inclusive se dispôs a fazer a consolidação da legislação ambiental como forma de facilitar ao cidadão o conhecimento de toda a legislação existente", informou.
Para o secretário adjunto de Cultura, Fabiano Prates, o incentivo ao hábito de leitura deve se estender a toda a comunidade, a começar pelas crianças. Nesse sentido, a Feira do Livro, que também distribuiu mais de 3 mil livros a alunos das escolas públicas, superou todas as expectativas dos organizadores e da comunidade.
O escritor e historiador João Carlos Ferreira elogiou a iniciativa da secretária Janete Riva, que através da Feira e do aperfeiçoamento da política estadual de Cultura está promovendo uma valorização sem precedentes do livro, do autor e do editor mato-grossense.
"Só seremos uma Nação efetivamente desenvolvida disseminando nas pessoas o interesse pela leitura e pela cultura. Temos grandes autores do passado e excelentes escritores contemporâneos, temos editoras competentes e gráficas de qualidade, enfim toda uma cadeia produtiva fortalecida", destacou.