O sonho se tornou realidade e agora ajuda a salvar vidas. Os seis mil metros quadrados da nova ala do Hospital do Câncer de Mato Grosso já começou a atender pacientes de todo o estado. Desde a semana passada, doze médicos especialistas, auxiliados por dezenas de outros profissionais, trabalham em um amplo e confortável espaço.
A partir de agora todo o atendimento ambulatorial passa a ser realizado na nova ala, construída pela parceria entre Aprosoja, Casa Cor e o embaixador do HCâncer, Otaviano Costa. A antiga estrutura do hospital passará por reformas e adequações, já que alguns setores, como a recepção e o pronto atendimento, funcionavam de forma improvisada. “Agora aqui temos uma recepção ampla e humanizada, além de um pronto atendimento ideal”, comemorou o presidente do Hospital de Câncer, João Castilho Moreno.
No ano passado, o hospital realizou mais de 55 mil atendimentos e, com a nova estrutura, neste ano deverá ultrapassar 60 mil. O diretor do hospital lembra ainda que a estrutura atual é superior ao número de procura. Para ele, a nova ala é capaz de realizar até 80 mil atendimentos ao ano, 25% a mais do que a demanda atual. “Hoje temos uma estrutura capaz de atender as necessidades da próxima década e tudo dentro dos padrões”, afirmou João Castilho.
Há quase dez anos Elvira Limberger vem de Sapezal para dar sequência ao seu tratamento no Hospital do Câncer. Nesta semana, segunda ela, teve a grata surpresa de ser atendida nas novas instalações. “Tudo ficou muito bom. Tem bastante espaço, cadeiras e é um local bem arejado. Foi uma excelente mudança”, destacou.
Consigo ele trouxe o neto, Cainã Moraes, de 8 anos. Desta vez ela veio buscar atendimento para ele. “Consegui fazer tudo o que precisava logo pela manhã, o atendimento é rápido”, afirmou.
Para a gerente administrativa da Aprosoja, Caroline Dornelles, a união de forças está ajudando a salvar vidas. “Estamos muito felizes em fazer parte desta obra que beneficia pacientes de todo o estado e que é referência no tratamento desta doença”, destacou.
Mobilização
Mais de R$ 2 milhões foram arrecadados com as doações dos produtores durante os eventos realizados pelo Agrosolidário, programa de responsabilidade social coordenado pela Aprosoja. Participaram e realizaram essas reuniões 20 diferentes municípios, que são núcleos da associação. Parte do valor arrecadado foi doado ao Hospital de Câncer de Rondonópolis para auxiliar na compra da mobília do centro cirúrgico daquela unidade.
Centro de Mama
A previsão de funcionamento do Centro de Diagnóstico de Mama é para o início do próximo ano. De acordo com Castilho, os profissionais responsáveis pelo atendimento no local estão realizando estágio no Hospital do Câncer de Barretos, referência nacional no tratamento da doença. O centro foi construído com investimento de R$ 1,62 milhão proveniente do governo do Estado e terá capacidade para atender cerca de 50 pessoas por dia, entre exames de mamografia, ultrassonografia e biópsia.