A nova cor da farda da Polícia Militar de Mato Grosso começa a valer a partir desta quarta-feira (6). Depois de 40 anos, a tonalidade do uniforme mudou de azul petróleo para cinza bandeirante. A substituição é apresentada em um evento no Comando Geral da PM, na Avenida Historiador Rubens de Mendonça (CPA), em Cuiabá, justamente em comemoração ao aniversário de 293 anos da PM no estado.
Conforme a institutição, a alteração ocorreu após uma pesquisa realizada no ano de 2007, que apontou que a cor do uniforme era vista como um instrumento de demonstração de força. Segundo o coordenador de comunicação da PM, tenente coronel Paulo Serbija, a mudança é classificada como uma melhoria visual e forma de identidade visual da corporação.
"Esse estudo culminou num regulamento dos uniformes, das insígnias, condecorações e apresentação pessoal. [Também] com relação à maquiagem [das mulheres], aos cordões e anéis", informou o tenente.
O antigo fardamento será excluído da corporação, que deve receber os uniformes dos policiais. O novo visual da calça traz a tonalidade cinza bandeirante escuro, enquanto que a camisa é um pouco mais clara, na mesma tonalidade.
"Não é uma mera mudança de cor. É uma mudança de corte de costura que traz conforto e adequação desse fardamento ao cotidiano policial em Mato Grosso", completou Serbija. Para comprar o novo tecido, a PM gastou cerca de R$ 3 milhões. Cada um dos sete mil policiais militares do estado vai receber dois conjuntos operacionais, formado por gandola, calça, camiseta, cinto, gorro e coturno.
G1-MT