O jornal inglês Metro repercutiu nesta quarta-feira as ameaças feitas pela facção criminosa Primeiro Comando da Capital (PCC) à Polícia Militar, cogitando atentados contra turistas durante a Copa do Mundo de 2014. O diário britânico publicou uma notícia temendo o “Mundial do terror”.
“Os fãs de futebol foram alertados a esperar a Copa do Mundo do terror nas mãos das gangues criminosas brasileiras”, escreveu o Metro, que classifica o PCC como um “sindicato do crime”.
Recentemente, o Ministério Público (MP) investigou que lideranças do PCC estão enviando ordens a subordinados em liberdade para planejar ataques contra turistas. As ameaças se dão em um momento no qual a Polícia Militar de São Paulo estuda transferir “chefes” da facção para prisões mais rígidas.
O jornal inglês destacou ainda duas ondas de ataques do PCC: uma em 2005, com a morte de 175 pessoas, e outra no ano passado, que resultou em mais 196 policiais.
Analistas e a própria Polícia Militar do Estado afirmaram à BBC Brasil que, embora a facção tenha capacidade para realizar tais ataques, há indícios de que as ameaças não sejam reais, mas uma forma de pressionar a Justiça e o governo.
BBC-Brasil- Terra