Um caminhão com quase quatro toneladas de explosivos sem autorização para transporte foi apreendido neste final de semana durante uma abordagem do Exército Brasileiro. A apreensão ocorreu no sábado (12) na MT-320, trecho entre as cidades de Nova Santa Helena eMarcelândia, a 622 e 712 quilômetros de Cuiabá, respectivamente. Segundo o Exército, o veículo transportava pouco mais de 3,6 toneladas de sacos de explosivos granulados e caixas de dinamite. O artefato seria utilizado em detonação de rochas de um trecho da MT-320 que está sendo pavimentado.
Ao G1, o capitão da 12ª Delegacia de Serviço Militar de Colíder e chefe de fiscalização da região, Silon Schaiblich, informou que o veículo entrou em Mato Grosso de forma irregular. A unidade abriu um processo administrativo para apuração.
“A empresa que presta o serviço de detonação possui uma guia de autorização imitida deAparecida de Goiânia (GO) para Aguapó (GO). Não tinha autorização para entrar no estado nem para a detonação dos explosivos aqui”, disse ao G1.
A mercadoria foi encaminhada para uma empresa autorizada a estocar o explosivo, até que a transportadora regularize os documentos. O capitão afirmou o perigo de se transportar esse tipo de carga sem autorização. "Vimos diversos ataques a caixas eletrônicos em Mato Grosso. Mesmo que não exista um crime grave no transporte, outras pessoas podem se aproveitar e saquear o caminhão para usar em crimes do tipo", justificou.
g1-mt