Dia 28 de setembro será realizado em Cuiabá o show “Violas do Araguaia ao Pantanal”, com Divino Arbués, HabelDy Anjos, Paulo Simões e João Ormond. O grande encontro de importantes músicos das regiões do Araguaia e do Pantanal ocorrerá no teatro do colégio Liceu Cuiabano, às 20h.
O SHOW
“Violas – Do Araguaia ao Pantanal” é o encontro de grandes expressões da cultura Mato-Grossense.
As culturas do Araguaia e a Pantaneira são riquíssimas em diversidade e tem nas suas expressões musicais os seus mais importantes expoentes.
Tão original quanto a natureza das regiões Araguaia e pantanal, é a manifestação musical típica das duas regiões. A proximidade com o espírito caboclo e desbravador e de outras culturas como a andina, amazônica, chaquenha e Tupi Guarani podem ser observadas pela tendência melódica das canções e a assimetria dos estilos musicais, que vão desde o chamamé, passando pelo siriri, cururu, MPB refinada, até o som inconfundível da viola caipira de uma forma nostálgica.
Neste espetáculo somamos a viola caipira de João Ormond, os violões de Divino Arbués e Paulo Simões e a viola de cocho de Habel dy Anjos, que, acompanhados de outros grandes músicos, trazem todo o talento regionalista e belo do homem do campo, contado em versos e prosas musicais.
Mato Grosso e Mato Grosso do Sul podem ter se dividido territorialmente e politicamente, mas a sua cultura nunca será dividida. Daí a importância do intercâmbio desses músicos, que possuem o privilégio de terem suas inspirações nos ecossistemas Araguaia e Pantanal, ricos em vida e também em cultura.
Esse show será uma celebração dessa união cultural que nunca vai se acabar e sempre será difundida pelas cordas das violas e pelo cantar dos violeiros.
JOÃO ORMOND – Violeiro, compositor, historiador, curador do projeto e um dos palestrantes. A obra de João Ormond é uma das mais expressivas revelações da paisagem poético-musical de Mato Grosso. Com um ponteado ímpar e harmônico, ele mostra a mistura da música cabocla com a música popular brasileira, destacando a viola como instrumento polivalente e universal. Seu repertório inclui modas e toadas, chamamés e guarânias, além de ritmos da fronteira mato-grossense.
PAULO SIMÕES– É um dos mais conhecidos compositores da nova música pantaneira. Gravado por nomes importantes da música brasileira como Renato Teixeira, Sérgio Reis, Maria Bethânia, Ivan Lins, Michel Teló e outros, é parceiro habitual de Almir Sater, com quem fez “Comitiva Esperança”, um dos temas mais populares da novela Pantanal e a maravilhosa “Sonhos Guaranis”. Assina também, com Geraldo Roca, a legendária “Trem do Pantanal”.
HABEL DŸ ANJOS – Músico, compositor e palestrante, Abel Santos Anjos Filho, ou “HabelDÿ Anjos”, é especialista em Semiótica, professor e coordenador de Graduação do Curso de Licenciatura em Música do Departamento de Artes da Universidade Federal de Mato Grosso. Pesquisador e divulgador da Viola-de-cocho no Brasil e exterior, tem três livros publicados. É compositor de obras musicais eruditas, sacras e populares, dentre elas o “Hino à Bandeira de Mato Grosso” e a “Sinfonia Pantaneira”, escrita para Viola-de-cocho e orquestra.
DIVINO ARBUES – Cantor e compositor de Mato Grosso, mais precisamente da região do Araguaia, tornou-se conhecido com músicas que foram consagradas em seus três primeiros discos, tais como: “Quarto Crescente” (que originou o nome de uma das mais frequentadas praias do Araguaia), “Cor da Noite”, “Natureza eAfluente/Encontro das Águas”(gravação que teve a participação especial de Almir Sater, Alzira Espíndola,Papete e Zé Gomes). Hoje com seis discos gravados, Divino também se aventura pela literatura, tendo lançado o Romance “Rio e Serra”, obra prefaciada pelo escritor Delermando Vieira (GO). Atualmente, além de shows musicais, está divulgando seu último livro “Folhas e Paisagens”, coletânea de textos com crítica e humor sobre temas atuais como meio ambiente, mídia, cultura e visão social.
Serviço:
SHOW – VIOLAS DO ARAGUAIA AO PANTANAL
Local:Teatro do Liceu Cuiabano – Cuiabá
Data: 28 de setembro (sábado)
Horário: 20h
Ingressos: R$ 30,00
Locais de venda: Rodarte (Avenida Prainha); Letras e Músicas (Avenida Isaac Póvoas)
Informações: (65) 8106-8255
Por: Enio Castilho