Antes de mais nada, quero dizer a V.Exa. que lhe dei o meu voto de confiança desde a sua primeira candidatura à Presidência da República, por afinar-me com os princípios nos quais foram fundamentados o PT e com o seu programa de governo.
Neste momento em que V.Exa. candidatou-se à reeleição, tendo como adversário político o candidato do PSDB, Geraldo Alckmin, ratifiquei o meu apoio a V.Exa. mais uma vez, apesar das sérias crises que acometeram o seu governo. As crises, se bem aproveitadas, nunca ficam dissociadas de um processo de crescimento e evolução, seja na vida de uma pessoa, seja na vida de uma Nação.
Faço a comparação com uma moeda: de um lado está o problema e de outro, a solução. Problema e solução são faces distintas, porém, partes inseparáveis de uma mesma moeda. Vejo as crises como fatores importantes de um movimento de transformação. Foi no seu governo, de uma forma ou de outra, que a sujeira acumulada há décadas nos bastidores da política brasileira veio à tona, sem ficar escondida e abafada embaixo de nenhum tapete.
É da natureza da vida a existência de forças positivas e negativas. Vale a pena lembrar que a flor de lótus, símbolo de pureza no Oriente, nasce e brota do lodo, no entanto, não é contaminada por nenhuma sujeira. A natureza nos mostra que é possível a beleza emergir dos meios mais inóspitos. É nessa direção, Presidente Lula, que opto por olhar. Escolho acreditar que seja possível aceitarmos o desafio de fazer uma grande limpeza na política. Nesse sentido, a participação de cada cidadão é valiosa e pode fazer a diferença, de fato. E ter uma pessoa à frente do Poder Executivo Federal com o perfil de V.Exa. – humano, engajado e compromissado com as causas sociais, com o processo democrático, corajoso na tomada de decisões, por mais árduas que sejam – torna tudo mais fácil.
Se existe o lixo na política, de que forma iremos retirá-lo? Com certeza, não é um trabalho que será realizado por uma única pessoa ou por uma minoria dos cidadãos. Quem pensar dessa forma revela uma tremenda imaturidade emocional e política. Para elevar o nível da política do Brasil, será necessário o movimento de milhares de brasileiros de coragem, homens e mulheres de valor em cada canto do nosso imenso Brasil, que não se desfizeram dos seus ideais humanitários e de suas esperanças de ver a estrela da justiça social brilhar resplandecente no céu deste país, que teve a força e a bênção de unir neste solo fértil povos oriundos de diferentes continentes, raças e culturas do nosso planeta – em total harmonia.
Com o envolvimento de todos os cidadãos na vida do nosso país, podemos fazer acontecer na política brasileira o processo flor de lótus. A minha sugestão, Presidente Lula, é que V.Exa. convoque o povo da nossa Nação para que, juntos, possamos realizar uma profunda regeneração na política brasileira, torná-la concreta e ter a chance de ver nascer a flor de lótus na política do Brasil no novo mandato do Presidente Lula. Que V.Exa. possa motivar a nossa gente a se inspirar em Fernando Pessoa: “Tudo vale a pena se a alma não é pequena.” Sejamos nós – o povo, o Presidente e os parlamentares éticos e comprometidos com a democracia neste país, movidos por uma intenção verdadeira e honesta de solucionar os graves problemas que afligem a população, em especial, as camadas mais carentes e desamparadas – a fazer a grande diferença na qualidade de vida do brasileiro.
Que através de ações sensíveis, coerentes e conscientes nesta via política de construção cidadã, cada pessoa possa ser uma flor de lótus no lugar em que vive, contribuindo para elevar a qualidade de vida na amada pátria brasileira, exercendo o seu direito de cidadão, assumindo a responsabilidade individual e intransferível de ser um agente de transformação na sua própria vida e na sociedade da qual faz parte.
E neste instante, lembro-me de uma frase de George Bernard Shaw: “Vemos as coisas como elas são e perguntamos: ‘Por quê?’ Sonho com coisas que nunca existiram e pergunto: Por quê não?”
Que Deus o ilumine e fortaleça a sua vontade de governar o Brasil para todos, aumentando cada vez mais a inclusão social em nosso país.
BENEDITA ENILDES DE CAMPOS CORRÊA – Administradora e Terapeuta Corporal Ayurveda. E-mail: omsaraas@terra.com.br