COMEÇA a contagem regressiva para a Copa do Mundo da Fifa 2014 chega a 300 dias para a abertura do evento. A primeira partida acontecerá no dia 12 de junho de 2014, num jogo que terá a Seleção Brasileira em campo, na Arena Corinthians, em São Paulo. A partir daí, serão outras 63 partidas em 12 sedes. Seis delas já têm estádios entregues, os que foram usados na Copa das Confederações. Nove dos dez maiores públicos do Brasileirão até agora ocorreram em estádios usados na Copa das Confederações. As outras seis seguem em ritmo acelerado para garantir a entrega até o fim do ano.
Arena da Amazônia – Manaus (AM)
Com avanço de mais de 11% desde o início de julho, a construção da Arena da Amazônia chegou a 76,18% de finalização, segundo dados divulgados pelo governo local. A entrega do empreendimento está prevista para dezembro de 2013.
O estádio vai receber quatro jogos da Copa, todos válidos pela primeira fase. A frente de trabalho mais visível é a instalação da cobertura e da fachada, mas também estão sendo realizados os serviços de nivelamento e montagem do piso das rampas de acesso, as perfurações nas arquibancadas para montagem das cadeiras, instalações elétricas, equipamentos e acessórios esportivos, impermeabilizações, instalações hidráulicas e sanitárias, sistemas de ar-condicionado e sistemas especiais, como detecção e alarme de incêndio.
Arena da Baixada – Curitiba (PR)
As obras na Arena da Baixada superaram 71,43% no fim de junho de 2013, última medição divulgada pela construtora. O novo Setor Brasílio Itiberê é o ponto que mais passa por transformações. O espaço recebe novas arquibancadas, cabines de imprensa, camarotes e áreas vips. Os trabalhos de demolição em vários setores estão concluídos. A ação foi necessária para adaptar o estádio à Copa. Camarotes, cabines de imprensa, escadas de acesso, bilheterias e fosso, lojas internas, vestiários, academia e churrascaria foram alguns dos espaços que sofreram mudanças.
As torres foram retiradas para a eliminação de pontos cegos. O gramado recebeu a terraplanagem e será reconstituído com elementos como drenagem, aquecimento e irrigação. Além disso, o campo foi preparado para receber os andaimes que farão a montagem da cobertura. Curitiba receberá quatro partidas da Copa do Mundo Fifa Brasil 2014, todas válidas pela primeira fase. O estádio terá capacidade para 41 mil espectadores. A previsão de conclusão das obras é dezembro de 2013.
Arena Corinthians – São Paulo (SP)
Palco da abertura da Copa do Mundo de 2014, a Arena Corinthians alcançou 84,42% de finalização no fim de julho de 2013. O estádio no bairro de Itaquera, zona leste de São Paulo, registrou um aumento do ritmo dos serviços de acabamento em diversas frentes, como banheiros, escadas, pisos e paredes internas e externas.
Semeado em 25 de junho, o gramado já passou por um corte e segue tratado com adubos e defensivos para que esteja concluído no fim de setembro. Grupos de operários e técnicos montam as estruturas metálicas das coberturas sul e norte e colocam os vidros da fachada oeste. Além do primeiro jogo do Mundial, o estádio vai receber outras cinco partidas do torneio. O estádio terá capacidade para 65 mil torcedores. São 48 mil assentos convencionais e 17 mil lugares removíveis, exigidos pela Fifa. A previsão de entrega da obra é para dezembro de 2013.
Arena das Dunas – Natal (RN)
Os trabalhos na Arena das Dunas, em Natal, alcançaram 84% de conclusão em julho de 2013. A principal frente de trabalho é a montagem da estrutura da cobertura, que terá 20 módulos em forma de pétalas. Os serviços de drenagem e irrigação do campo foram concluídos e teve início o plantio das mudas de grama. Também estão em andamento os serviços de instalações elétricas e hidráulicas, de ar-condicionado, da colocação das escadas metálicas, esquadrias de vidro, esquadrias metálicas, além da pavimentação externa, acabamentos diversos e impermeabilização. O estádio receberá quatro partidas da Copa do Mundo da Fifa 2014 e tem previsão de entrega para dezembro de 2013.
Arena Pantanal – Cuiabá (MT)
Sede de quatro partidas da Copa, a Arena Pantanal alcançou 80,26% de conclusão em 30 de junho de 2013. O estádio está na fase de acabamentos e instalações internas. A montagem da estrutura de metal da cobertura das arquibancadas será iniciada ainda neste mês. A fixação dos quatro pórticos de sustentação do “teto” já foi finalizada. As intervenções na área ao redor da arena também já são visíveis. Com capacidade para 44 mil espectadores durante o Mundial, o projeto conta com arquibancadas removíveis para 17 mil pessoas e prevê um complexo que contará com restaurantes, hotéis, estacionamentos, lagos, bosque e pista para caminhada. A entrega da obra está prevista para dezembro de 2013.
Beira-Rio – Porto Alegre (RS)
As obras de modernização do Beira-Rio, em Porto Alegre, alcançaram 76,5% de conclusão em julho de 2013. A arena receberá cinco partidas da Copa do Mundo, quatro pela fase de grupos e um das oitavas-de-final. Mais uma etapa da montagem da cobertura foi iniciada em julho e a conclusão desta estrutura metálica deve ocorrer até o fim de novembro. A partir de setembro, a membrana que cobrirá os módulos começa a ser instalada. O gramado já está plantado. A previsão de conclusão das obras é para dezembro de 2013.
Copa 2014
A Copa do Mundo é um dos principais eventos esportivos do planeta. A disputa quadrienal entre as melhores seleções do mundo mobiliza bilhões de pessoas de todos os quadrantes, de todas as culturas. Em 2014, o Brasil será novamente a sede do torneio. A vigésima Copa do Mundo ocorrerá 64 anos depois da edição em que a seleção nacional se sagrou vice-campeã mundial em pleno Maracanã.
Desde que houve a definição do país sede, em 20 de outubro de 2007, iniciou-se um abrangente esforço nacional. Não se trata simplesmente de cumprir as exigências da organização e fazer um bom papel aos olhos do mundo. Desde maio de 2009, quando houve a ratificação das 12 cidades-sede, um trabalho de planejamento e execução de empreendimentos estratégicos desencadeou um processo de desenvolvimento que transcende qualquer parâmetro esportivo.
Fonte: