Sem dinheiro para a compra de equipamentos médicos, cirurgiões estão usando ferramentas caseiras para realizar operações em um hospital na Moldávia, no leste da Europa. Médicos têm sido obrigados a realizar operações complexas em crianças utilizando brocas, alicates e serras elétricas normalmente usadas para reformas caseiras, de acordo com informações do jornal Daily Mail.

 

Funcionários do Hospital Infantil Ignatenco vazaram um vídeo para o jornal Panorama mostrando três cirurgiões e uma enfermeira utilizando o que parece ser uma furadeira para fazer um procedimento no cotovelo de um paciente sedado.

 

Também é usado, de acordo com o vídeo, o que parece ser um par de alicates para segurar o tecido e retirar a ferramenta da perfuração realizada. Os funcionários da instituição, localizada em Chisinau, capital da Moldávia, disseram que estavam descontentes com o fato de o diretor não reservar fundos para a compra de novos equipamentos médicos.

 

Nicolae Curca, um dos cirurgiões que aparecem no vídeo, disse que ferramentas caseiras têm uma única desvantagem: “são difíceis de esterilizar”. Curca afirmou ainda que seus colegas também usam martelos para quebrar ossos.

 

País mais pobre da Europa, a Moldávia testemunhou uma deterioração da saúde pública desde que se tornou independência da União Soviética, em 1991, de acordo com a Organização Mundial de Saúde. O vídeo causou indignação no país, o que levou o primeiro-ministro, Iurie Leanca, a pedir uma inspeção no hospital, em seu inventário e pessoal.

 

 

 

 

 

Terra