A Prefeitura de Cuiabá começou a elaboração do projeto para a constituição de um banco de sementes de mudas nativas da região, que funcionará no Horto Florestal. O projeto servirá para a arborização da cidade e também para a doação de mudas aos moradores.
O projeto será doado pela arquiteta Carmen Amaral e contará ainda com um laboratório de germinação e produção de mudas nativas e exóticas.
Para o secretário de Serviços Urbanos, Rogério Varanda, o projeto é de grande importância não apenas para a cidade, como também para o Estado. “Temos conhecimento de que em 50 anos muitas espécies podem estar extintas, por isso, a necessidade da manutenção dos biomas presentes em nosso Estado”, disse.
Varanda explicou que a construção do banco de sementes e reprodução de espécies nativas oriundas dos biomas Amazônico, Cerrado e Pantanal servirá para a manutenção das espécies e, por conseguinte, a plena recuperação de áreas degradadas, em Áreas de Preservação Permanente (APP), reservas legais e para os Projetos de Arborização Urbana.
Paralelamente ao banco de sementes, a prefeitura elabora ainda o projeto de revitalização do Horto Florestal.