Segundo informações repassadas os indígenas Xavantes da reserva Marãiwatsédé estão fazendo a cerimônia de pintura para guerra e preparando as armas como burdunas, arcos flechas para enfrentar os não índios que estão acampados no antigo povoado de Estrela do Araguaia conhecido como Posto da Mata, que fica entre os municípios de Alto Boa Vista e São Félix do Araguaia.
Os não índios retirados da antiga fazenda Suiá Missú em janeiro retornaram ao local e pretendem voltar as suas propriedades rurais com suas mudanças e morarem novamente no local já que a promessa de serem reassentado pelo Instituto Nacional da Reforma Agrária (INCRA) do governo federal não foi cumprida.
Porém os não índios também se preparam para recepcionar os indígenas, segundo uma moradora eles também estão preparados pra guerra, “se índio aparecer aqui não vai prestar, acredito que poderá acontecer algo pior que aconteceu lá no Mato Grosso do Sul, pois estamos determinados a lutar pelo que é nosso”, disse a moradora por telefone.
Outro morador disse que se os indígenas pensam guerrear devem estar preparados, pois eles não vão deixar barato, “já que o governo quer uma guerra entre nós e os índios, agora vai ter”, alegou.
Até o momento a Fundação Nacional do Índio (Funai) não se manifestou sobre a situação de conflito entre brancos e índios na Marãiwatsédé. O Ministério Público pediu uma ordem judicial para retirar novamente os não índios da terra xavante.
Olhar 21 com Leandro Lima