O medicamento Anastrol 1 mg, usado contra o câncer de mama, teve a importação, distribuição, divulgação, o comércio e uso suspensos em todo o país pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), conforme decisão publicada ontem segunda-feira no Diário Oficial da União.
A medida foi tomada porque todos os lotes do medicamento não atendiam às exigências de regulamentação da Anvisa. O Anastrol 1 mg, cujo princípio ativo é o anastrozol, foi registrado pela empresa Laboratórios Libra do Brasil SA, localizada em Porto Alegre (RS).
Na última quinta-feira, entrou em vigor a Lei 12.732/12, que obriga o Sistema Único de Saúde (SUS) a iniciar o tratamento contra o câncer em até 60 dias após o diagnóstico da doença. De acordo com a norma federal, publicada sem vetos no Diário Oficial da União de 23 de novembro de 2012, o primeiro tratamento no SUS será considerado efetivo mediante a realização de quimioterapia, radioterapia ou cirurgia, conforme a necessidade do paciente, atestada na prescrição do médico.
Na tentativa de auxiliar Estados e municípios a gerir os serviços oncológicos da rede pública, o Ministério da Saúde anunciou a criação do Sistema de Informação do Câncer (Siscan). O software, disponível gratuitamente para as secretarias de Saúde, vai reunir o histórico do paciente e do tratamento.
Terra