O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar (Sedraf), lança hoje às 8hs de (11), no auditório Licínio Monteiro, na Assembleia Legislativa, em Cuiabá, as ações para Mato Grosso do Programa Nacional de Educação do Campo (Pronacampo). O evento será aberto às 8h e contará com a participação de representantes de associações e cooperativas ligadas a assentamentos e comunidades rurais. O Pronacampo oferece a Mato Grosso apoio técnico e financeiro para implementação da políticas de educação do campo.
PRONATEC CAMPO
O Pronatec Campo está inserido no Plano Safra da Agricultura Familiar 2012/2013, nos recursos voltados para a juventude rural, como o Pronaf Jovem, e nas chamadas públicas voltadas para essa parcela da população. Até o Plano Safra 2012/2015, o programa prevê a oferta de 120 mil vagas em todo o país.
No Brasil existem 76 mil escolas rurais, com mais de 6,2 milhões de matrículas e 342 mil professores. O Pronacampo vai estabelecer um conjunto de ações articuladas que atenderá escolas do campo e quilombolas em quatro eixos: gestão e práticas pedagógicas, formação de professores, educação de jovens e adultos e educação profissional e tecnológica.
Entre as ações previstas no programa estão o fortalecimento da escola do campo e quilombola, que já em 2013 receberá material pedagógico adequado às especificidades da vida do campo. Por meio do programa Mais Educação, 10 mil escolas do campo passaram a oferecer educação integral.
Professores – Serão oferecidos cursos de licenciatura para formação de professores e cursos de aperfeiçoamento. Na área rural, 46,8% dos professores não tem licenciatura. Serão estabelecidos 200 polos da Universidade Aberta do Brasil (UAB) para auxiliar na formação desses professores.
O programa prevê a oferta de 180 mil vagas pelo Pronatec Campo (parte do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego, Pronatec) para formação tecnológica de jovens e trabalhadores do campo, a construção de 3 mil novas escolas e investimentos em infraestrutura.