Começa na próxima segunda-feira (18) o período de inscrições para a 9ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep). As inscrições podem ser feitas pelas próprias escolas no site do evento até o dia 5 de abril. De acordo com o Ministério da Ciência e Tecnologia e Inovação, essa é mais uma oportunidade para estudantes de todo o País mostrarem seus talentos com os números e ampliarem as possibilidades de aperfeiçoar seus conhecimentos sobre a disciplina.
Assim como no ano passado, a Obmep 2013 será marcada pelo aumento do número de bolsistas para o Programa de Iniciação Científica (PIC), premiação concedida aos medalhistas, por intermédio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Neste ano, a quantidade de bolsas oferecidas será ampliada para seis mil, que serão concedidas aos participantes que obtiverem os melhores resultados nas duas etapas de provas.
Outra novidade desta edição é o lançamento dos Clubes de Matemática da Obmep. A iniciativa tem como objetivo disseminar o estudo da disciplina, incentivar o desenvolvimento intelectual dos participantes e desmistificar ideias preconcebidas relativas à matemática, mostrando como ela pode ser interessante, desafiadora e divertida.
Os alunos de todo o País que tiverem interesse, podem formar esses grupos e inscrevê-los, a partir desta sexta-feira (15), no blog do projeto.
Cronograma
As provas da primeira fase da 9ª Obmep serão no dia 4 de junho, em horário definido pelas próprias escolas. Os alunos que obtiverem o melhor desempenho nesta fase – de acordo com os critérios estipulados no regulamento – se classificam para a segunda fase, cujas provas serão no dia 14 de setembro.Qualquer escola pública poderá inscrever seus alunos, de acordo com os níveis de participação na olimpíada: nível 1 – 6º e 7º anos do ensino fundamental; nível 2 – 8º e 9º anos do ensino fundamental; e nível 3 – 1º, 2º e 3º anos do ensino médio.
A divulgação dos premiados da olimpíada será no dia 29 de novembro. Serão 500 medalhistas de ouro, 900 de prata, 4,6 mil de bronze e cerca de 46,2 mil ganhadores de menções honrosas. Os medalhistas serão convidados a participar do PIC no ano seguinte.
Olimpíada de Matemática
Segundo o diretor do Impa, César Camacho, a ampliação do número de medalhistas neste ano dá continuidade à política da instituição de atender cada vez mais estudantes, diante da constatação de aumento do nível de desempenho entre os competidores. Participaram da última edição, em 2012, mais de 19 milhões de alunos e 4,5 mil foram contemplados com medalhas e com o programa de iniciação científica. Em 2011, foram 3,2 mil.Iniciada em 2005, a Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas é um projeto do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (Impa) criado para estimular o estudo da disciplina entre alunos e professores do País. A competição é promovida pelo Ministério da Ciência e Tecnologia e Inovação (MCTI) e pelo Ministério da Educação (MEC), com apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM).
“Esperamos ampliar o número de premiados, progressivamente, até chegarmos a 10 mil para que, dessa maneira, possamos oferecer a todos esses estudantes, já em 2015, o Programa de Iniciação Científica e todos os outros benefícios que um medalhista pode receber”, explica Camacho, que também espera aumento no número de inscritos em 2013 devido ao acréscimo na quantidade de medalhas.
Além do PIC – voltado para alunos do ensino fundamental e médio – e de material didático de qualidade disponibilizado na internet, a Obmep oferece o Programa de Iniciação Científica e Mestrado (Picme), para estudantes universitários realizarem estudos avançados simultaneamente à graduação; a Preparação Especial para Competições Internacionais (Peci); e o Programa Olímpico de Treinamento Intensivo (Poti).
Fonte:
Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação
Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas