Será lançado nesta sexta-feira, 1º de fevereiro, na Câmara Federal, em Brasília, o livro sobre Dante de Oliveira, o homem das "Diretas Já", escrito pelo professor da UnB e cientista político Paulo Kramer. O evento acontece entre as 15h e as 18h e contará com a presença de diversas autoridades do Estado.
A obra, que é o volume 65 da coleção "Perfis Parlamentares" da Câmara Federal, possui mais de 100 páginas e uma coletânea de discursos parlamentares de Dante de Oliveira.
O presidente do Instituto Dante de Oliveira, vereador por Cuiabá Leonardo de Oliveira, sobrinho do ex-governador de Mato Grosso, afirma que o livro é uma grande homenagem ao tio, falecido em 6 de julho de 2006, em Cuiabá. “Nos sentimos honrados com esta obra, que traz um pouco da vida de Dante de Oliveira, um homem que marcou a história deste país com o movimento das Diretas Já”, avalia. O instituto tem o objetivo de preservar o acervo documental de Dante e a memória dele. O local serve ainda como referencial de pesquisa para escolas.
A ex-deputada federal Thelma de Oliveira, viúva de Dante, se emociona com a homenagem prestada pelo escritor Paulo Kramer. “Ficamos muito felizes. Este livro é um reconhecimento ao trabalho de Dante e vem engrandecer a história política dele. Tenho certeza que vai beneficiar não apenas o Estado, mas todo o Brasil, com detalhes da trajetória de Dante de Oliveira”, salientou.
Dante Martins de Oliveira nasceu em Cuiabá, no dia 06 de fevereiro de 1952. Ficou nacionalmente conhecido pela autoria da proprosta de emenda constitucional nº 5, em 2 de março de 1983 pelas eleições diretas para presidente da República, num movimento que resultou na campanha das “Diretas Já”. Além de deputado federal, foi prefeito de Cuiabá, governador de Mato Grosso e ministro da Reforma Agrária.