Um caminhão com lixo hospitalar foi flagrado na tarde desta quinta-feira depositando resíduos em um lixão de Cuiabá (MT). A ação ilegal foi testemunhada por policiais da Delegacia Especializada do Meio Ambiente (Dema) da Polícia Civil. O motorista, José Costa da Silva, 30 anos, foi preso na hora e o veículo, apreendido, passará por perícias.
O lixão fica na região do Coxipó do Ouro. De acordo com a polícia, o caminhão pertence a uma empresa contratada por hospitais de Cuiabá para coleta e destinação final do lixo. O delegado Vitor Hugo Bruzulato informou que o motorista será autuado por crime ambiental e os donos da empresa também serão responsabilizados criminalmente pelo descarte do lixo hospitalar no lixão, sem tratamento algum e fora das normas ambientais.
Conforme a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), o lixo hospitalar de hospitais, clínicas e necrotérios deve ser descartado de acordo com normas especificas de separação, condicionamento em embalagens e classificação. A destinação final desses materiais é a incineração ou o depósito em aterro sanitário através de sistema de coleta especial.
Terra