Martlange Batalha da Costa e Herley Nascimento Santos, ambos de 32 anos, fugiram na manhã desta terça-feira (25), feriado de Natal, da Unidade Prisional do Puraquequara (UPP), após terem amarrado vários lençóis e peças de roupa (conhecido como "tereza"). De acordo com o secretário adjunto da Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos (Sejus), coronel Bernardo Encarnação, um agente de disciplina teria facilitado a fuga.
Martlange foi preso no último dia 21 de dezembro. Ele é acusado de violentar pelo menos 20 vítimas ao invadir casas e, em muitos casos, violentar mulheres e adolescentes na Zona Norte de Manaus. Entre as vítimas de estupro está uma adolescente de 11 anos.
Entre as acusações contra Herley Nascimento Santos está a participação em pelo menos 22 casos de estupros em Manaus, quase a metade contra menores. A frieza do acusado era uma de suas principais características. Ele foi encaminhado a UPP no dia 14 de setembro.
De acordo com o coronel Encarnação as primeiras medidas já foram tomadas. "O agente de disciplina foi encaminhado ao 14º DIP, onde será ouvido. Foi comunicado a fuga a Polícia Militar e Civil", declarou ele, completando que os horários de visita e de banho de sol serão mais restritos.
O coronel também pediu à população que ajude na recaptura se tiver informações sobre fugitivos.
Acrítica Manaus