Ponto de encontro de pesquisadores de universidades e indústrias do Brasil e exterior, bem como de designers, programadores, educadores e outras pessoas de diferentes áreas o ‘XI Simpósio Brasileiro sobre Fatores Humanos em Sistemas Computacionais’ (IHC’12) recebe dois palestrantes internacionais nesta terça e quarta-feira (06 e 07/11). São eles: a professora e líder do grupo de engenharia de software do Departamento de Computação e Ciência da Informação na Universidade Norueguesa de Ciência e Tecnologia (NTNU), Letizia Jaccheri, e o professor e pesquisador do grupo de Tecnologia Musical da Universidade Pompeu Fabra (UPF) em Barcelona, Sergi Jorda. O evento aborda o uso das tecnologias de informação e comunicação e as experiências geradas para os usuários e discute temas pertinentes a sociedade, como acessibilidade e interações sociais.
Nesta terça-feira (06/11), logo após a sessão solene de abertura do simpósio, é a vez da norueguesa Letizia Jaccheri discursar sobre a relação entre os programas de computadores com as diferentes formas de arte aliadas ao entretenimento. A pesquisadora tem trabalhado na área de tecnologia da informação desde 1989 e já publicou mais de oitenta artigos científicos na área, além de ser consultora em diversas organizações, avaliadora do Conselho Norueguês de Pesquisa, do Conselho Finlandês de Pesquisa e do Conselho Nacional de Pesquisa da Itália.
Com o tema ‘Explorando a convergência entre performance musical e interações complexas em tempo real’, Sergi Jorda da Universidade Pompeu Fabra (UPF) será o palestrante de quarta-feira (07/11). Ele que tem se dedicado completamente à música computacional e às mídias interativas tornou-se conhecido após colaborar com a invenção do Reactable, um instrumento musical de tampo de mesa, que ganhou expressiva popularidade depois de ser integrado à turnê mundial da cantora pop islandesa Bjork. “Nesta palestra, darei uma visão geral de minha jornada ao longo das três últimas décadas, expondo e revelando algumas das razões que fazem da performance musical ao vivo um laboratório ideal de experimentos na interação avançada entre homem e computador, abrindo campos promissores de pesquisa e experimentação multidisciplinar”, afirma o pesquisador.
Promovido pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC) e realizado pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), em parceria com a Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), o simpósio segue até a próxima sexta-feira (09/11). Outras informações podem ser encontradas na página oficial do evento: http://www.ufmt.br/ihc12/.