O plantio da nova safra brasileira de soja 06/07 teve mais uma semana de rápido avanço e chegou a 37% da área total estimada em 20,75 milhões de hectares (ha). O levantamento faz parte do acompanhamento semanal da evolução de plantio realizado na última sexta-feira pela Agência Rural. Há uma semana, o índice era de 23%.
No Centro-Oeste, a nova safra já cobre 54% da área estimada em cerca de 8,9 milhões/ha. O clima com sol de dia e chuva à noite continua colaborando para o incremento dos trabalhos, que seguem em ritmo mais acelerado que o observado no ano passado.
Na região, Mato Grosso, detentor de mais de 70% da área de soja desta nova safra — levando em conta as projeções de plantio da AgRural –contabiliza o plantio em 60% da área estimada. Em apenas uma semana, houve avanço de 17 pontos percentuais (pp). A generosidade climática no Estado, chuvas em abundância e fora do horário dos trabalhos no campo têm favorecido o incremento da semeadura.
Em Sorriso (460 quilômetros ao Médio Norte de Cuiabá), 90% da área já está plantada. O município com área cultivável de soja em 600 mil/ha é o maior produtor do grão mundial.
No Estado a safra começou a ser cultivada no dia 16 de setembro. Mais uma vez, Lucas do Rio Verde (360 quilômetros ao Médio Norte de Cuiabá), deu o pontapé inicial da safra brasileira e se manteve na pole-position da produção nacional. Por meio do cultivo de variedades de soja precoce, os primeiros hectares deverão ser colhidos ainda neste ano, na última semana de dezembro.
A velocidade do plantio, por sinal só é interrompida no Nordeste do país, onde a demora para a entrega de fertilizantes atrasa a semeadura que atualmente está em 9%, de uma projeção de 1,9 milhão/ha. (Com AgRural)
DC