O rial, a moeda do Irã, registrou nesta segunda-feira mais um dia de forte queda, reduzindo em mais de 10% seu valor ante o dólar e atingindo seu nível histórico mais baixo.
Por volta das 17h locais (10h30 em Brasília), a cotação de um dólar chegou a 34.500 riais, 17% a mais que na abertura dos mercados. No domingo, o câmbio fechou cotado a 29.720 riais para um dólar.
No final de 2011, o dólar valia 13 mil riais, perdendo mais que o dobro de seu valor em menos de dez meses.
A baixa da moeda é um efeito das sanções da ONU (Organização das Nações Unidas) e dos embargos impostos pelos Estados Unidos e a União Europeia devido aos avanços no programa nuclear da República Islâmica.
As restrições, que chegaram aos setores petroleiro e bancário, aumentaram a crise financeira no país e os gastos dos iranianos, que dependem de importações de diversos artigos.
Em julho, começou o embargo da União Europeia ao petróleo iraniano. No mesmo período, os Estados Unidos restringiram as transações financeiras com instituições vinculadas ao banco central iraniano, assim como o bloco europeu.
Israel acusa o Irã de desenvolver armas nucleares, e ameaça agir militarmente para impedir isso. Já os EUA, que compartilham das suspeitas, dizem que ainda há tempo para resolver a questão diplomaticamente. Teerã insiste no caráter pacífico das suas atividades, e promete retaliar em caso de ataque.
FdeSP