Cerca de quatro mil famílias, que significam aproximadamente 11 mil pessoas, instaladas em Cuiabá, correm o risco de perder benefícios do programa de transferência de renda do Governo Federal por não manterem seus cadastros atualizados há dois anos. A informação é da gerente do Programa Bolsa Família em Cuiabá, Claudete Orso.
“Estamos preocupados. Apesar dos mutirões realizados e do serviço de busca ativa, ainda são as muitas as famílias que precisam realizar esse cadastramento”, pontua. Ela cita que a atualização deve ser feita junto à gerência do Programa Bolsa Família ou nos Centros de Referência e Assistência Social (CRAS), da Secretaria de Assistência Social e Desenvolvimento Humano de Cuiabá (SMASDH).
Caso às famílias não atualizem os dados até 30 de dezembro, o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) realizará a suspensão automática dos recebimentos a partir de janeiro de 2013.
Há cada dois anos, as famílias atendidas pelo Bolsa Família e demais programas de transferência de renda devem alterar ou confirmar seus dados. A determinação, prevista pelo Decreto nº 6.135, de 2007, tem por objetivo aprimorar o Bolsa Família e destinar recursos apenas às famílias que se enquadram no critério de renda mensal por pessoa de até R$ 140.
Para atualização dos dados é necessário que sejam apresentados todos os documentos pessoais de cada um dos integrantes da família e atestado de escolaridade das crianças em idade escolar.
Serviço
A atualização dos dados deve ser realizada na sede do Bolsa Família, na rua 13 de Junho (duas quadras após o Hospital Geral, ao lado da Secretaria de Trânsito e Transportes Urbanos).