quinta-feira, 07/11/2024
InícioPolíticaProposta do Deputado Mauro Savi visa acabar com os depósitos de aterros...

Proposta do Deputado Mauro Savi visa acabar com os depósitos de aterros clandestinos

Um dos assuntos mais comentados do momento é a Copa Mundial de 2014. E aqui em Mato Grosso isso é fato, tanto que empresários e comerciantes já estão atentos a essa questão. E como o Estado deve receber turistas do mundo inteiro, a construção, reforma e ampliação de prédios, principalmente na Capital, segue a pleno vapor. Mas, o que muitos desconhecem é o destino de todo entulho retirado dessas obras que, se armazenado em local impróprio, pode até contaminar o solo.

Nesse sentido, o Projeto de Lei de autoria do primeiro-secretário, deputado estadual Mauro Savi (PR), tem o intuito de estabelecer que a expedição do certificado de Conclusão de Obra, fornecido pelo órgão competente, fique condicionada a comprovação de que o entulho tenha destino legal, sendo proíbido o seu armazenamento e descarte em qualquer lugar, como por exemplo, em áreas de preservação ambiental permanente e similar.

Entende-se como Certificado de Conclusão ou “Habite-se”, o Ato Administrativo emanado pela autoridade responsável que autoriza o início das obras, seja em construções ou edificações destinadas à habitação. O documento em questão comprova que um empreendimento ou imóvel foi construído seguindo as exigências (legislação local, especialmente o código de obras dos Municípios) estabelecidas pelas Prefeituras para aprovação de projetos.

Conforme a proposta, o gerador do entulho deverá contratar uma empresa especializada em serviços de coletas e transporte dos materiais (resíduos), ou recorrer ao Órgão competente do Poder Público municipal – local – para a efetiva e correta remoção, evitando assim, proliferação desenfreada dos aterros clandestinos. “O nosso Estado passa por uma fase única no que se refere a novas construções e edificações, tal fato é inquestionável e merece nossa atenção em todas as fases, ou seja, antes de iniciar, durante a execução e após conclusão de todas as obras, edificações e construções”, destacou Savi.

O parlamentar explica que a rega é clara e se baseia na Constituição Federal, em seu artigo 24, inciso VI, dispositivo que oferece amparo e competência para que a União, os Estados e o Distrito Federal crie leis de proteção a florestas, caça, pesca, fauna, conservação da natureza, defesa do solo e dos recursos naturais, proteção do meio ambiente e controle da poluição. “Não justifica delegar tamanha responsabilidade apenas para os Municípios, o Estado não pode ser coadjuvante, pelo contrário, deve estar inserido e atuante neste quadro como um dos “atores” principais”, ponderou o primeiro-secretário.

Clique AQUI, entre na comunidade de WhatsApp do Altnotícias e receba notícias em tempo real. Siga-nos nas nossas redes sociais!
Parmenas Alt
Parmenas Alt
A estrada é longa e o tempo é curto. Não deixe de fazer nada que queira, mas tenha responsabilidade e maturidade para arcar com as consequências destas ações.
RELATED ARTICLES

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Digite seu nome aqui

- Publicidade -

Mais Visitadas

Comentários Recentes