Para que o serviço de limpeza urbana em Cuiabá não seja afetado em grandes proporções, o vereador Washington Barbosa, líder do PRB na Câmara Municipal, solicitou nesta segunda-feira (18), informações da Secretaria de Obras e de Serviços Urbanos sobre o motivo do não pagamento dos funcionários da empresa Delta que atua na coleta de lixo do município.
A categoria paralisou as atividades na manhã de hoje por conta dos 6 dias de atraso no recebimento do vale transporte e do auxílio alimentação, chamada sacolão. Os motoristas e garis reivindicam ainda o pagamento de hora extra.
De acordo com o vereador, a população não pode ser penalizada por esse problema, tendo em vista que empresa presta serviços essenciais ao município. “É uma falta de responsabilidade da empresa prestadora do serviço em não agir como manda o contrato, a população paga os impostos para que o serviço seja realizado,” indagou o parlamentar.
“Será um desconforto muito grande para a população que será obrigada nos próximos dias a conviver com o lixo no quintal de suas casas e pelas ruas, o que irá causar o aumento da proliferação de ratos e insetos, causando também danos ao meio ambiente e provocando várias doenças nas crianças. Isso não pode acontecer as Secretarias precisam se posicionarem com urgência,” observou Washington Barbosa.
Atualmente a empresa Delta passa por um momento conturbado em todo país, por estar sendo investigada em uma CPI por um suposto envolvimento de corrupção sob o comando do contraventor e ex-bicheiro, Carlinhos Cachoeira. Nas últimas semanas, a empresa chegou a cogitar a possibilidade de falência.
Adrielle Piovezan