O secretário-geral da Fifa, Jerome Valcke, publicou carta nesta sexta-feira dizendo que vê os primeiros resultados concretos do trabalho do governo brasileiro para a Copa do Mundo de 2014. O dirigente esteve no país pela primeira vez após a polêmica declaração sobre o “chute no traseiro”.
“Agora estamos assistindo aos primeiros resultados concretos, notadamente com a implementação de grupos de trabalho em áreas como aeroportos e mobilidade urbana, a fim de garantir que a infraestrutura adequada estará à disposição das 32 seleções”, afirmou Valcke em texto publicado no site da Fifa.
Valcke esteve no Brasil nesta semana para participar da apresentação do slogan oficial do Mundial, “Juntos num só ritmo”, e para a definição do calendário da Copa das Confederações. Ele ainda se reuniu com governadores e prefeitos das cidades-sede que receberão o torneio no ano que vem.
Esta foi a primeira vez que Valcke veio ao Brasil desde que falou que o país merecia receber um chute no traseiro por conta dos atrasos na organização da Copa-2014. A declaração não foi bem recebida e Aldo Rebelo, ministro do Esporte, chegou a dizer que não lidaria mais de assuntos sobre o Mundial com o francês.
Segundo a carta, o secretário-geral da Fifa fará nova visita dentro de um mês. Ele terá encontro com o conselho administrativo do COL em Brasília e fará vistoria em todas as cidades-sede da Copa ao lado de Rebelo.
UOL/Copa