quinta-feira, 19/09/2024
InícioCidadeIndução para amadurecimento precoce de frutas pode ser proibida em Cuiabá

Indução para amadurecimento precoce de frutas pode ser proibida em Cuiabá

Tramita na Câmara de Cuiabá o projeto de lei que pretende proibir o uso de Carbureto de Cálcio e similares, na aceleração do amadurecimento de frutas dentro do município.

Esta substância é utilizada no cultivo de frutas como a banana, a manga e na floração dos abacaxizeiros, contudo, o carbureto pode permanecer na casca das frutas causando sérios prejuízos à saúde, inclusive, podendo levar ao câncer.

Com esses produtos, a polpa da fruta amolece de forma rápida, de um dia para o outro e ainda perde seu sabor natural. Uma maneira de perceber a utilização do carbureto de cálcio é quando a fruta ficar madura por fora, mas verde por dentro. Mas seu uso é legalizado, pois garante uma colheita mais rápida e a produção é uniforme.

“O objetivo deste projeto é coibir esses abusos, que visam inicialmente os interesses do mercado em detrimento da saúde do consumidor”, defendeu o vereador Adevair Cabral (PDT), autor do projeto, que considera isso uma “agressão ao fruto ainda precoce”.

O projeto de lei recebeu pareceres favoráveis das Comissões do Parlamento e agora seguirá para as votações em plenário.

Luciana Oliveira Pereira

Clique AQUI, entre na comunidade de WhatsApp do Altnotícias e receba notícias em tempo real. Siga-nos nas nossas redes sociais!
Parmenas Alt
Parmenas Alt
A estrada é longa e o tempo é curto. Não deixe de fazer nada que queira, mas tenha responsabilidade e maturidade para arcar com as consequências destas ações.
RELATED ARTICLES

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Digite seu nome aqui

oito − seis =

- Publicidade -

Mais Visitadas

Comentários Recentes