O deputado estadual Guilherme Maluf (PSDB) apresentou na Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso (AL-MT) projeto de lei proibindo a venda e o consumo de bebidas alcoólicas nos estádios de futebol do estado. A medida tem o objetivo de garantir a redução da violência dentro e fora dos estádios e ainda regulamenta a questão em Mato Grosso.
“Nós estamos em meio a uma grande discussão no Congresso que pode jogar a responsabilidade de definir a liberação ou não das bebidas nos estádios durante a Copa do Mundo de 2014 no Brasil. O projeto de lei, além de garantir mais um mecanismo de redução de violência nos estádios, ainda pode regulamentar essa situação em nosso estado”, pontuou o parlamentar.
De acordo com a proposta de Maluf, fica vedada a venda e o consumo de bebidas nos dias de jogos em estádios e ginásios poliesportivos, quando da ocasião de competições profissionais.
Maluf destacou que desde 2008 a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) proibiu a venda de bebidas nos estádios brasileiros durante suas competições. Apesar da polêmica em torno do tema, os números provam que a decisão tomada tem cumprido o seu objetivo.
“É uma questão polêmica sim, porém, os números provam que a proibição foi positiva no Brasil. Nos grandes centros do futebol brasileiro, pesquisas apontam que após a medida houve redução de quase 70% nos índices de violência dentro e fora dos estádios”, argumentou o deputado estadual.